90% dos usuários do Mercado Livre (Android, iOS) afirmam que baixariam o app da companhia para ter navegação gratuita. Esta e outras informações foram apresentadas nesta quarta-feira, 25, pelo supervisor de retenção do marketplace nacional, Renato Fernandes, durante palestra na sede da MUV, em São Paulo, para divulgar os primeiros resultados do acesso patrocinado em seu app.
Outros dados da análise mostram que 81% dos seus consumidores disseram que gostariam de receber mensagens (notificações). Já 58% dos clientes não sabiam que o acesso ao app do Mercado Livre não consome dados dos planos de assinantes TIM e Vivo; 64% acham que o valor que pagam no acesso móvel é alto e 44% deles são usuários de linhas pré-pagas.
Causa e efeito
Como resultado do primeiro ano com o acesso patrocinado em seu app, Fernandes revelou que o Mercado Livre melhorou o ranqueamento tanto no Google Play quanto na AppStore, ao saltar da 25ª para a 20ª posição entre os apps de compras mais baixados em ambas as lojas de aplicativos. Além disso, sem declarar os números, disse que a quantidade de downloads de apps aumentou e o número de itens vendidos também.
Por outro lado, Fernandes lembrou que demoraram a trabalhar a comunicação apropriada para ensinar o consumidor a fazer a navegação sem gastos de dados e que os efeitos não foram imediatos.
Para a próxima etapa do projeto, a empresa de comércio eletrônico estuda adicionar um indicador para mostrar a economia que o cliente obteve em sua franquia de dados, disse Fernanda Xavier, head de mobile marketing na MUV e uma das responsáveis pela implementação do acesso patrocinado no app do Mercado Livre.
Dicas
Falando sobre as experiências que a MUV teve ao implantar o acesso patrocinado em empresas como Magazine Luiza e banco Santander, Xavier explicou que o desenvolvimento das corporações com dados patrocinados tem três fases: entendimento do benefício pelo cliente, mudança do hábito do consumidor e transformação do benefício em algo indispensável no seu cotidiano – etapa atual do projeto do Mercado Livre.
“O usuário ainda não entende o que é o "navegue grátis". A comunicação tem que ser clara para o cliente. Por exemplo: as peças precisam trazer o logo das operadoras e o período de validade do acesso patrocinado. Além disso, as empresas precisam aproveitar os canais que já usam, como propagandas na TV, banners em sites e notificações push”.
A especialista em marketing móvel da MUV ressaltou que as empresas que aderirem ao acesso patrocinado devem fazer constantes análises referentes às falhas técnicas (como consumo de dados em segundo plano), realizar melhorias no aplicativo, além de otimizar conteúdos e peças no app para ficar mais claro para o consumidor.