Se por um lado o crescimento no marketing mobile mundial segue forte, do outro, os executivos começam a se preocupar com as incidências de fraudes no meio. Em especial, o receio deles é com ações que alterem as impressões visíveis (viewability) e segurança das marcas (brand safety). “Estamos preocupados com viewability e brand safety”, disse Leila Guimarães, country manager da AdsMovil no Brasil.
Darwin Ribeiro, country manager da Cadreon no Brasil, lembra que o viewability surgiu como problema para compra direta, em especial com a garantia que o usuário consegue acompanhar uma peça publicitária até o fim, uma vez que a qualidade de rede é baixa no Brasil.
Sobre segurança da marca, o CEO da SalveTribal, Carlos Pitchu, acredita que o cenário no mercado latino-americano está começando a mudar, pois os clientes já começam a questionar em quais mídias a marca está sendo adicionada. Mas ainda vê uma divisão nas empresas, com equipes querendo ganhar mais leads e cliques contra times que desejam garantir a saúde da marca.
Boas práticas
Como dicas para proteger as marcas e trazer mais segurança às corporações, Darwin Ribeiro acredita que os marqueteiros devem dar passos conservadores em estratégias digitais, seguir regras de boas práticas do mercado (como o Guia da MMA), usar métricas que sejam relevantes e apresentar esses dados para outros olhos (especialistas) dentro de suas firmas. Por sua vez, Pitchu lembra que os processos de compra de mídia digital não são simples e que os profissionais de publicidade devem evitar pegar atalhos para gerar mais visualização às marcas e produtos.