A TIM aposta na digitalização dos processos de atendimento ao cliente para reduzir seus custos em médio prazo. Um dos pontos enfatizados por Stefano de Angelis, CEO da operadora, durante a conferência de resultados financeiros do terceiro trimestre nesta quarta-feira, 8, é que a digitalização pode ajudar a zerar os gastos com a gestão da base, hoje em R$ 700 milhões.

Como consequência, o EBITDA da companhia pode crescer e gerar mais lucro nos próximos semestres. No entanto, de Angelis não revelou a estimativa que espera neste segmento.

Outro ponto que deve ajudar a incrementar o EBITDA é a renegociação do pagamento aos parceiros de recarga pré-pago. Atualmente com uma comissão 7%, o executivo afirmou que a prática do mercado, em média, é a metade dessa porcentagem. Se confirmado, a economia anual neste setor seria de R$ 600 milhões aos cofres da TIM.

De Angelis ainda confirmou um pagamento de R$ 190 milhões de juros sobre o capital aos acionistas, uma prática que pode se tornar recorrente aos apoiadores nos próximos anos. Embora tenha chamado de warm up (aquecimento) do que pode vir, contudo, o executivo italiano não revelou a frequência que a quantia seria liberada.