27262

A Amazon apresentou uma série de novidades para aprendizado de máquina (machine learning), inteligência artificial (IA), vídeo e criação de apps para realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e 3D nesta segunda-feira, 27, durante a conferência para desenvolvedores da empresa, a Amazon re: Invent, em Las Vegas, Estados Unidos. Confira abaixo:

Amazon Sumerian

A primeira novidade da companhia norte-americana é o Amazon Sumerian, um novo serviço de edição na web que permite aos desenvolvedores criarem apps em AR, VR e 3D para dispositivos móveis, óculos de realidade virtual e navegadores web.

A proposta é que os desenvolvedores consigam subir modelos 3D, criar personagens digitais, editar cenários e publicar uma cena em 3D, de modo que seja assistida em um PC, ou em dispositivos móveis ou óculos AR/VR. Entre as aplicações que a Amazon imagina para o seu novo editor estão: educação, treino, apoio a reparos, concierge virtual, design e vendas no varejo.

Baseado na nuvem AWS, seu modelo de negócios não cobra por uso, mas por espaço armazenado da criação (US$ 0,06 por GB a cada mês). A companhia informa que o Sumerian é compatível com Oculus Rift, HTC Vive e ARKit (Apple), e as cenas rodam em browser com suporte a WebGL e WebVR. Em breve, o Sumerian terá suporte ao ARCore (Google).

Intuit e AWS

Outra novidade da Amazon é que o AWS será usado como tecnologia padrão de workload em inteligência artificial e machine learning para a Intuit. A companhia de finanças que oferece aplicativos e softwares para empresas pretende usar a tecnologia do Amazon Lex (interface de conversa voz e texto, base do Amazon Alexa) em suas aplicações QuickBooks, TurboTax e Mint. Com 46 milhões de usuários ao redor do globo, a Intuit atua no Brasil desde 2015 com os apps QucikBooks Zero Paper e QuickBooks.

AWS em vídeo

O AWS recebeu cinco aplicações para sua suíte de serviços de mídia, a AES Elemental Media Services. Os serviços são: AWS Elemental MediaConvert (criação de vídeo sob demanda), AWS Elemental MediaLive (transmissão de vídeo multitela), AWS Elemental MediaPackage (transmite e protege vídeos da web ao dispositivo do usuário), AWS Elemental MediaStore (serviço de armazenamento de mídia) e AWS Elemental MediaTailor (mídia específica para público-alvo).

As novas aplicações surgem como opção para melhor fluidez na criação, integração, monetização e redução de custos para provedores de vídeos (OTT). Por exemplo, com os novos serviços será possível criar fluxos de trabalho de ponta a ponta para transmitir vídeos ao vivo ou sob demanda. Entre os clientes da Amazon do Elemental Media Services estão BT, Pac-12 Networks, Amazon Prime Video, Fox Sports Australia, fuboTV, Nine, Spuul, M2A Media, Cinépolis e IMAGICA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!