O Snapchat (Android, iOS) ganhou uma importante atualização nesta quarta-feira, 29. A primeira mudança da rede social é a separação entre conteúdo midiático e de amigos. No app, as histórias dos seguidores ficam do lado esquerdo da tela, na aba chamada de “Amigos”. Enquanto os conteúdos dos publicadores ficam à direita, na aba chamada “Descubra”.

“Seus amigos não são conteúdo, eles são relacionamentos. Por isso que estamos separando o ‘social’ da ‘mídia’”, disse em vídeo Evan Spiegel, CEO e fundador da rede social. “Estamos reorganizando o Snapchat em torno dos relacionamentos do usuário para torná-lo mais social”.

Com a separação entre amigos e conteúdo, a página dos seguidores fica mais dinâmica e passa a considerar mais aqueles usuários que a pessoa mais conversa. Esse serviço funcionará de base em um algoritmo que aprende com a comunicação feita entre os internautas.

Já em “Descubra” será possível ver histórias baseadas no gosto do usuário, uma vez que o app possui um algoritmo para entender os conteúdos que prefere. Porém, os curadores do Snapchat farão a revisão e a aprovação de tudo que aparece à direita.

Mudar para crescer

Essas mudanças no Snapchat acontecem após o último resultado financeiro da Snap, controladora da rede social e da marca de óculos com câmera Spectacles. No relatório do terceiro trimestre de 2017, apresentado em novembro, a holding ficou abaixo das expectativas.

O Snapchat teve um crescimento de base abaixo do esperado, com 4,5 milhões de novos usuários, quando o mercado esperava 8 milhões; as receitas de US$ 207,9 milhões (aumento de 62% na comparação ano a ano) ficaram US$ 27,6 milhões abaixo da estimativa dos analistas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!