A nuvem, e seu enorme espaço virtual, trouxe uma série de soluções para os negócios das empresas. No entanto, a quantidade de ferramentas e dispositivos conectados que facilitam os processos ainda não são totalmente gerenciados por essas mesmas empresas.
Para dar um "freio" e analisar o que há na rede, a BMC está apresentado a solução Discovery, que consegue ver tudo que há dentro de uma rede empresarial. É o que explica Eduardo Lugo, VP da BMC na América Latina: “Tem muito cliente que não sabe o que tem na rede. Isso vem de uma tendência muito forte nos últimos cinco, seis anos. Com a proliferação da nuvem, aumentou a velocidade de adoção de solução dentro da nuvem. Isto sem apoio ou conhecimento do TI”, explicou o executivo. “Tem muita empresa que está falando para nós: ‘estamos perdendo o controle’”.
Ele aponta como principais problemas a falta de compliance (uma vez que muitas empresas de finanças, por exemplo, devem seguir normas regulatórias, como a regra do BC que pede para contratar serviços de tecnologia que tenham base de dados no Brasil) e a segurança. Como um exemplo de falha de proteção, Lugo chegou a citar um caso inusitado: “Um dos clientes tinha um Xbox conectado na sua rede. Isso é um ponto de quebra de segurança na empresa. Um hacker pode explorar isso”, revelou o VP. “O risco disso é um backdoor (porta de entrada) para os hackers”.
Entre as empresas que mais estão procurando Lugo e a BMC para fazer esse shift rumo à transformação digital e análise mais holística de suas redes, o executivo apontou empresas de finanças e telefonia. Em conversa com Mobile Time durante a BMC Exchange nesta quarta-feira, 30, ele revelou ainda quais são os principais apoios que as operadoras pedem: “A forma que temos ajudado essas empresas a fazerem a transição digital é por meio da simplificação da infraestrutura, porque isso ajuda a criar uma equipe mais generalista para fazer suporte. Neste caso, os funcionários que sobraram estão trabalhando com automação, transformando processos em automação”, disse.