O BlaBlaCar (Android, iOS) completou dois anos de atuação no Brasil nesta semana com 1,6 milhão de usuários. No entanto, a empresa não para por aí. Com o Natal e o Ano Novo chegando, a estimativa é que os motoristas compartilhem mais de 500 mil assentos para os passageiros, um aumento de 250% em relação ao ano passado.

A companhia de origem francesa, administrada por Ricardo Leite no Brasil, revela que pretende crescer três vezes mais em novos usuários durante 2018. Para isso, pretende investir mais em marketing no Centro-Oeste, Nordeste e em cidades pequenas do Sul e Sudeste.

Contudo, o potencial de aumento em novos passageiros e motoristas do BlaBlaCar é ainda maior. O app se popularizou no Brasil por meio do boca a boca feito por seus usuários. Para se ter uma ideia, 85% das pessoas que usam o sistema de carona chegam à plataforma por indicação, informa a empresa.

Ao gosto do cliente

Na plataforma de caronas pagas – que também tem versão para desktop – o mobile predomina. 85% dos passageiros preferem reservar a viagem pelo smartphone, e 83% dos motoristas postam seus preços e suas caronas pelos handsets. Vale lembrar que o motorista é quem define o valor.

Entre os motivos para viajar, 37% dizem que usam o app para pegar a estrada; 26% para visitar amigos, namorada ou namorados; 18% para viagens de negócios; e 19% por outros motivos. A faita etária que mais usa o serviço é aquela entre 25 e 35 anos de idade (48%); seguida por aquela até 25 anos (25%); 35 e 45 anos (19%); e mais de 45 anos (8%).

Os períodos em que o BlaBlaCar tem mais publicação de caronas é 24 horas antes das viagens, de acordo com informações de 38% motoristas. Em seguida, 29% publicam com um a trˆs dias de antecedência, 22% de três a sete dias, e 11%, com mais de uma semana antes da viagem.

A firma divulgou ainda que grandes eventos são propulsores de uso, como o feriado de 12 de outubro, quando o app de caronas foi o quarto mais baixado na loja de aplicativos do Google, a Google Play.

Por região

A distância média percorrida nas viagens é de 200 Km. Além dos destinos intermunicipais e interestaduais, chama a atenção que o BlaBlaCar também atravessou as fronteiras do Brasil durante 2017, fazendo rotas como Montevidéu (Uruguai) – Porto Alegre (RS), Paulínia (SP) – Ushuaia (Argentina) e Bogotá (Colômbia) – São Paulo (SP).

Ao todo, o app possui mais de 38 mil rotas (cidade de destino e cidade de chegada), sendo que 20 mil ligam municípios sem conexão de transporte público. Segundo o IBGE, a rede de transportes no Brasil tem 65 mil conexões terrestres ou fluviais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!