A Vivo e o PayPal anunciaram uma parceria para o lançamento de um novo serviço de pagamentos por celular com foco nas recargas de pré-pagos. As transações acontecem sem a necessidade de conexão à Internet, por meio de uma tecnologia similar ao SMS, chamada de USSD, disponível em aparelhos GSM, mesmo modelos mais simples.

A ideia é permitir tanto o envio e o recebimento de valores via qualquer celular, mas, principalmente, possibilitar a própria recarga do aparelho sem a necessidade de uma conexão com a web. “Temos uma aderência forte com o negócio de recarga, são mais de 50 milhões dessas operações por mês. Acho que o serviço vai criar um hábito, um entendimento sobre como operar um pagamento no celular”, afirma o diretor-geral da Telefônica/Vivo, Paulo Cesar Teixeira.

No entanto, o modelo de negócios exige que ambas as partes sejam clientes da Vivo e tenham um cartão de crédito vinculado à conta do PayPal, o que significa uma taxa de 5,4% a 6,4% para quem recebe, dependendo do valor da transação. Além disso, o usuário precisa pagar à Vivo R$ 1 por cada pagamento, independente da quantia. Mesmo assim, as companhias focam em operações pequenas, que substituam o dinheiro, com, no máximo, R$ 200 por transação, embora não estabeleçam um limite real.

Segurança

O sistema USSD funciona como uma espécie de SMS, mas o dado depois é dividido em uma Unidade de Resposta Audível (URA), dificultando a interceptação. “O fato de quebrarmos em dois canais praticamente traz barreiras intransponíveis”, exalta o diretor de produtos e serviços verticais da Vivo, Maurício Romão. De acordo com a PayPal, as informações dos clientes são armazenadas de acordo com critérios de proteção de dados. A senha é solicitada apenas no cadastro obrigatório pelo próprio aparelho ou pela Internet.

As operações são monitoradas por uma equipe de segurança antifraude da companhia de pagamentos digitais, mas as transações e consequentes liquidações financeiras estão todas vinculadas às empresas de cartão de crédito. Apesar da exclusividade inicial com a Vivo, a meta é fornecer em breve uma solução compatível não só com celulares de outras operadoras, mas também comunicável com uma conta PayPal na web, desvinculada a um número de telefonia móvel. “Temos vários parceiros, como Ponto Frio, Estante Virtual, Peixe Urbano e Groupon. [O usuário] vai poder ver um produto e comprá-lo pelo telefone, mas isso não está pronto ainda”, afirma o head da PayPal na América Latina, Mário Mello, sem divulgar datas definitivas.

Desenvolvido em uma parceria global, o sistema da Vivo com a PayPal é um lançamento mundial realizado no Brasil e, “em breve”, o produto deverá ser expandido para China, Rússia e Índia. A Vivo, por outro lado, confirmou estar realizando testes-piloto com a tecnologia de proximidade de campo (NFC), mas ainda aguarda uma regulamentação estabelecida pelo Banco Central sobre mobile payment.

 

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