A consultoria de tecnologia comScore lançou nesta terça-feira, 21, um estudo mostrando que um em cada quatro usuários de telefones móveis no Japão já tem um smartphone. A pesquisa mostrou ainda que o Android é a plataforma que domina a esmagadora maioria da preferência dos usuários do país, com 64,1% do mercado, seguido pelo iOS, da Apple, que vêm atrás com 32,4% de share.
No período de três meses encerrado em junho, 102,7 milhões de pessoas acima de 13 anos usaram devices móveis (feature phones e smartphones) no Japão. A Sharp foi a fabricante com maior penetração na base instalada do país, com 22,6% dos usuários, seguida pela Panasonic (13,6%) e pela Fujitsu (11,8%).
No total, mais de 24 milhões de pessoas no país eram proprietárias de smartphones no período, representando cerca de 24% dos usuários de devices móveis do Japão. A adoção de smartphones cresceu 43% em relação aos percentuais registrados no fim de 2011. Entre os principais atividades realizadas com os devices móveis estão tirar fotografias (61% de todos os usuários de telefones móveis no país disseram fazê-lo) e mandar mensagens de texto (46,9%).
A comScore realiza mensalmente uma pesquisa similar nos EUA, onde a penetração de smartphones é bem maior, girando em torno de 50% dos usuários de telefonia móvel.