A rede varejista Walmart está testando nos Estados Unidos um novo sistema de checkout, que permite aos clientes digitalizarem, por meio de de telefones celulares, itens da loja adquiridos e depois pagarem em quiosques de autoatendimento. Segundo o The Wall Street Journal, o novo sistema, chamado Scan and Go, é uma tentativa da gigante varejista de reduzir as longas filas nos caixas e ainda economizar US$ 12 milhões por segundo que a rede gasta com operadores de caixa nos Estados Unidos.
O teste ocorre após o anúncio do diretor financeiro (CFO) do Walmart, Charles Holley, feito em março, de que acrescentaria mais setores de checkout de autoatendimento, nos quais os clientes podem escanear e empacotar os itens comprados sem a ajuda de operadores de caixa. Cerca de 1,6 mil das mais de 4,5 mil lojas da rede nos Estados Unidos, incluindo o seu clube de compras Sam’s Club, dispõem de um setor de checkout de autoatendimento.
Apesar de ainda estar em teste e não disponível para os consumidores, a tecnologia é relativamente nova aos varejistas e está sujeita a fraudes, disseram especialistas ao jornal americano.