O Shazam, aplicativo móvel de reconhecimento de músicas, fechou acordos com grandes canais de TV norte-americanos e tornou-se capaz de identificar conteúdos de programas televisivos. Para tanto, basta apertar o botão tradicional do app, tal como se faz atualmente com músicas, e deixa-lo escutar por 15 segundos o áudio da TV. O aplicativo indica então uma série de conteúdos adicionais relacionados àquele programa, como informações sobre o elenco e os produtores, notícias sobre celebridades presentes naquele episódio, feeds de twitter, testes de conhecimento sobre o programa e, claro, as músicas da trilha sonora. Os resultados variam de acordo com o tipo de programa. No caso de um evento esportivo, por exemplo, a busca indicará estatística sobre os times ou atletas.
Segundo a empresa, a proposta é que o Shazam se torne um "companheiro" dos telespectadores enquanto assistem TV. A empresa já vinha testando a funcionalidade há cerca de um ano, mas em parceria com programas específicos, como "American Idol". Agora, passa a valer para toda a programação de 160 canais de TV nos EUA.
Atualmente o aplicativo Shazam possui 250 milhões de usuários no mundo todo, somando suas versões para Android, iOS, Blackberry, Windows Phone e Symbian.