O Brasil está em um bom momento econômico e conseguindo diminuir as desigualdades sociais. Sabemos que ainda há muito para melhorar, mas podemos perceber que em alguns aspectos estamos no caminho certo. A tecnologia é um bom exemplo disso. Grande parte da população possui celular e acesso à Internet. Acredito que investir em tecnologia é um grande passo para obter bons resultados no futuro.
O Banco Central anunciou o projeto de implantação de sistema de pagamentos móveis recentemente. Espera-se que o projeto seja enviado para aprovação no Congresso ainda em 2012. Através deste sistema será possível pagar contas, fazer compras e realizar transferências bancárias. E o projeto também prevê que favorecidos pelo Bolsa Família e pelo INSS recebam o benefício por este meio.
O objetivo é inserir no sistema financeiro pessoas que ainda não possuem conta em banco, de baixa renda e que moram em locais afastados. Mas certamente todas as classes sociais serão beneficiadas, porque a redução de custos com operações bancárias é uma das prioridades do projeto.
Durante o evento em que foi feito o anúncio do projeto, alguns dados interessantes foram divulgados. Números do Banco Central apontam que 57% da população das classes A e B pagam suas contas em espécie. Este número sobe para 75% na classe C e chega a 86% nas classes D e E.
Outra informação que também deve ser levada em consideração quando falamos de inclusão é que, segundo afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, atualmente, existem no Brasil 260 milhões de linhas de celulares habilitadas, mas apenas 120 milhões possuem conta em banco. Podemos perceber que com o projeto do governo facilitará a vida de todos e não só dos menos favorecidos.
O mobile payment já vem sendo estudado há algum tempo e agora está bem perto de se tornar realidade. Mas não é só o governo que deve discutir o tema: as empresas também precisam e devem se preparar para esta novidade. Assim como hoje as máquinas para pagamento com cartões de débito e crédito estão até nas feiras de bairro, em breve, o pagamento por meios móveis também será popular.
Essa forma de pagamento já é muito utilizada em outros países. Um levantamento da Juniper Research mostra que o volume de transações globais por mobile payment deve ultrapassar US$ 1,3 trilhão até 2017. O estudo também aponta que a compra de bens físicos por meio de dispositivos móveis será responsável por 30% do varejo eletrônico nos próximos cinco anos.
Em outros setores percebemos que o uso de novas tecnologias acontece cada vez mais rápido. O primeiro computador pessoal foi lançado em 1981 e só se tornou realmente popular no final da década de 90. Já o primeiro tablet da Apple foi lançado em 2010 e menos de dois anos depois já é um aparelho popular que vende milhões por ano. E o mesmo acontece com a Internet e as redes sociais.
Tudo está evoluindo com rapidez e as pessoas estão sempre interessadas no que há de novo e prontas para conhecer, aprovar (ou não) e tornarem a novidade parte da sua rotina. O mobile payment facilitará muito a vida das pessoas. Afinal, ninguém quer perder tempo na fila do banco ou da lotérica. Com certeza, esta nova forma de pagamento fará muito sucesso por aqui. A previsão é que isso entre em vigor em 2013. Vamos aguardar mais um pouco então.