A SAP, empresa global de aplicações de software empresarial, anunciou nesta quarta-feira, 5, uma parceria de três anos com a Extreme Sailing Series, circuito mundial profissional de regata. A SAP fornecerá soluções de software analítico capazes de auxiliar na gestão das equipes competidoras e de favorecer a maior interação com os espectadores da regata. “Ao criar essa solução pensamos no barco como empresa, que tem uma estratégia que precisa ser executada. Os espectadores são vistos como clientes, que devem ser satisfeitos”, comparou Jim Snabe, co-CEO da SAP.

Com a ferramenta da SAP, as informações vindas dos barcos equipados com GPS são enviadas em tempo real para a rede, em que servidores produzem dados e estatísticas enviados para nuvem. “Para a SAP, o importante é a combinação de tecnologias, de modo a fornecer uma experiência melhor para todos”, ressaltou o co-CEO. Cartões com QR Codes serão distribuídos para o público do evento, que, por meio de smartphones, terão acesso às informações. Desse modo, as equipes podem saber detalhes técnicos da regata, como a direção e a velocidade do vento, e os espectadores mantêm-se informados sobre questões mais práticas, como a classificação dos competidores, por exemplo. “Oferecemos possibilidades para que o público entenda melhor as regatas. Assim, há uma maior interação dos espectadores com o esporte”, afirma Snabe.

As equipes e o público não serão os únicos beneficiados pela parceria. A SAP também pretende contribuir com a gestão operacional do circuito, por meio de uma aplicação que torne possível coordenar largadas, comunicar sanções e registrar competições, por exemplo. No anúncio da parceria, realizado no Rio de Janeiro, o diretor da SAP Brasil, Diego Dzodan, frisou a relevância das soluções de mobilidade no portfólio da empresa. Em 2012, mais de 60% dos projetos criados com parceiros de negócios no Laboratório de Coinvenção da SAP Brasil têm foco nas aplicações mobile. As expectativas são de que, em 2013, as parcerias em soluções móveis cresçam: “A perspectiva é de que a mobilidade tenha uma importância cada vez maior, sempre nos trazendo novos parceiros para projetos e parcerias”, disse Dzodan.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!