O portal Netviagem, especializado na venda de passagens de ônibus pela Internet, está se adequando para atender melhor aos clientes que o acessam através de dispositivos móveis. O primeiro passo consistiu na reformulação do site, agora seguindo padrões do W3C e sem uso da linguagem Flash, tornando possível a navegação através de iPads e iPhones. "O site tinha um design ultrapassado. Decidimos revitalizá-lo e garantir que rode em qualquer tablet", explica Marcelo Andrade, diretor comercial da G&M Soluções, empresa responsável pelo Netviagem. Lançada em 15 de dezembro, a nova versão do portal já registrou em menos de um mês um aumento de 100% no volume de visitas através de iPads. No mesmo período, o tráfego por meio de celulares cresceu 64%. O próximo passo da empresa será o desenvolvimento de um site móvel, ou seja, que tenha uma diagramação apropriada para as diminutas telas dos celulares, projeto que deve ser lançado até o fim de 2012. Uma terceira etapa consistirá na criação de um aplicativo móvel.

O Netviagem tem parcerias com 45 empresas de ônibus que operam no Brasil. O site da empresa registrou 8 milhões de visitas no ano passado e comercializou 600 mil passagens no mesmo período, o que representa um crescimento de mais de 100% frente ao seu desempenho em 2010. O portal cobra uma taxa de conveniência que varia de acordo com o valor da passagem, a partir de R$ 0,95.

Atualmente, o site gera um voucher que precisa ser trocado no guichê da empresa de ônibus, na rodoviária. Como a passagem é também um documento fiscal, ela não pode simplesmente ser impressa pelo passageiro em casa. Para melhorar a experiência do consumidor, a Netviagem está desenvolvendo, em parceria com a Daruma e algumas empresas de ônibus, um terminal de autoatendimento, similar àqueles das companhias aéreas nos aeroportos. Nesses terminais, que serão instalados nas rodoviárias, o cliente poderá imprimir sua passagem digitando um localizador e alguns dados pessoais, evitando assim a fila dos guichês. O teste piloto começará em março, provavelmente na rodoviária de São Paulo, com uma empresa de ônibus cujo nome ainda não pode ser revelado. A princípio o localizador será enviado por email para os clientes, mas a Netviagem avalia a possibilidade de enviar para o celular no futuro, informa a diretora de TI da G&M Soluções, Fabiana Colmanetti.

 

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