Anunciada na semana passada, a chegada da Deutsche Telekom no mercado brasileiro através do braço de serviços corporativos e de TIC da empresa, a T-Systems Brasil, vem sendo preparada desde o final do terceiro trimestre de 2017. Ainda em setembro, a companhia obteve a outorga de operadora móvel virtual (MVNO) na Anatel com o intuito de atuar com sistemas de Internet das Coisas. “Passamos os meses seguintes estruturando nossa operação e oferta, que está disponível a partir de janeiro agora”, afirmou a este noticiário o head de gerenciamento estratégico de projetos da T-Systems Brasil, Pablo Guaita.
Contudo, a chegada de uma nova MVNO focada em Internet das Coisas se dá em meio a um cenário em que o Plano Nacional de IoT do governo continua no papel. Segundo Guaita, a estratégia da T-Sytems não espera pela efetividade do plano do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “Vamos esclarecer que o nosso foco é atender companhias globais que estejam estendendo seus projetos de ioT também para o Brasil”, diz. “Nesse sentido, nossa expectativa é de crescimento desse mercado por aqui, independente dos incentivos do governo”, afirma. Ainda assim, acredita que o mercado deverá crescer no País.
A companhia pretende usar a rede da Claro/Embratel para oferecer a plataforma de gestão e controle de comunicações máquina-a-máquina, a IoT Service Portal, que já é comercializada pela companhia alemã na Europa, Estados Unidos e China. E isso inclui a possibilidade de utilização de LTE no Brasil. “Graças à parceria que estabelecemos com a Embratel, podemos oferecer aos nossos clientes conectividade com todas as tecnologias oferecidas hoje pela Claro no território nacional, incluindo 3G e 4G”, diz Guaita.
Fórum de Operadoras Alternativas
Os desafios para a implementação e a operação de MVNOs no Brasil será tema de um painel do Fórum de Operadoras Alternativas, novo evento organizado por Mobile Time e Teletime que será realizado no dia 26 de março, em São Paulo. Também serão debatidos temas como novas redes para Internet das Coisas e a operação de redes Wi-Fi no País, dentre outros. Para conhecer a programação atualizada e adquirir ingressos, acesse o site do evento ou entre em contato com 11-3138-4619 ou através do email [email protected]