A Ingresso.com desenvolveu uma solução de ingresso de cinema no celular que dispensa conexão à Internet ou qualquer equipamento de leitura para a liberação da entrada na sala de exibição. O ingresso comprado pelo aplicativo da Ingresso.com (Android, iOS) agora vem com uma linha pontilhada para ser “destacado” virtualmente – o que é feito passando o dedo sobre a referida linha a partir de 30 minutos antes da sessão. Depois disso, o ingresso para a exibir um holograma brilhante que muda de cor mexendo o celular. Esse holograma, inspirado naqueles existentes em ingressos físicos de shows e outros eventos de alto valor, confere validade ao bilhete. Isso evita, por exemplo, que alguém tente assistir ao filme apresentando uma foto da tela do ingresso. O funcionário que controla a entrada da sala de cinema só precisa conferir se a data, o horário e o filme estão corretos, além de verificar o holograma. O novo ingresso está sendo aceito em toda a rede de cinemas Kinoplex, que abrange dezenas de salas. Agora, a Ingresso.com quer levá-lo para outros grupos de exibição.

A Ingresso.com atua no fornecimento de tecnologia para salas de cinema há mais de 20 anos e vem acompanhando todas as novas tecnologias que surgem para esse setor. Seu diretor de TI, Roberto José, lembra do tempo em que havia urnas para inserir os ingressos rasgados e até catracas na entrada, como aquelas de ônibus e metrô. Depois vieram equipamentos para a leitura digital de códigos de barras nos ingressos, como PDAs, mas eles têm a desvantagem de sua bateria não aguentar o dia inteiro de operação de uma sala de cinema.

ingressocom

“Aí veio a ideia de inverter o fluxo da coisa e investir na conveniência. Oferecemos para os nossos usuários a possibilidade de ir no cinema sem ter que imprimir o ingresso, nem se dirigir até um totem. Às vezes a pessoa deixa de comprar online porque é difícil pegar o ingresso físico”, comenta José Roberto.

A solução foi toda desenvolvida internamente, pelo próprio time de TI da Ingresso.com. “Temos uma equipe só de mobile. É a plataforma que mais cresce em share para a gente”, conta o executivo. Hoje, os apps e o site móvel somam juntos 67% das vendas de ingressos de cinema da empresa, de acordo com dados de dezembro. O restante é comercializado via desktop.

Não há intenção de oferecer essa tecnologia de ingresso digital com holograma para terceiros. A Ingresso.com a encara como um diferencial competitivo no concorrido mercado de venda de ingressos online, diz o diretor.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel, de outubro do ano passado, 27% dos internautas brasileiros com smartphone já compraram ingressos para eventos através de apps móveis. E 45% deles apontam o Ingresso.com como seu aplicativo favorito para essa finalidade, liderando a preferência do consumidor brasileiro nesse segmento.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!