A Magtab, empresa brasileira dedicada a revistas em tablet, criou um sistema de autopublicação de títulos editoriais para dispositivos móveis. Em menos de 6 meses, mais de 50 publicações brasileiras já aderiram à solução.
A plataforma cria aplicativos nativos para iOS e Android, que são publicados na App Store e no Android Market. Além disso, novas funcionalidades são lançadas com frequência, como por exemplo um leitor em HTML5 para que as revistas possam ser lidas em todos os navegadores, incluindo também as Smart TVs.
No sistema, as editoras podem criar seus aplicativos, enviar as edições da revista, inserir interatividade e publicar tudo em tempo real e automaticamente. Como a plataforma é de auto-serviço, a maior parte da operação é automática, desde a criação dos aplicativos até a publicação, reduzindo o custo para o editor, sem abrir mão dos recursos multimídia, como a inserção de galerias de fotos, vídeos, links e podcasts. Diferente de outras empresas do ramo, que fazem uma rediagramação complexa e custosa, o sistema da Magtab é simples, bastando fazer o upload do arquivo em PDF que normalmente é enviado para a gráfica. Em seguida, o editor seleciona onde deseja inserir os recursos multimídia e faz o upload desse conteúdo interativo.
O modelo de negócios da empresa também é simples, sendo disponibilizados três planos (básico, intermediário e premium), com preço inicial de R$ 199 por edição publicada. No plano básico toda revista tem um app em iOS e um Android inclusos. O plano intermediário conta com ferramentas extras, como venda de assinaturas online, relatório de base de assinantes e conteúdo e anúncios interativos. Por fim, o plano premium permite interação com redes sociais e relatório de localização de perfil dos leitores. Nenhum dos planos tem limites de download ou acesso, e não é feito nenhum tipo de "revenue share" ou cobranças adicionais ao valor do plano.
A venda do conteúdo é feita pelos sistemas das lojas de aplicativos (como App Store e Android Market), através de venda dentro do aplicativo de edições e assinaturas. O usuário pode comprar usando a mesma conta que ele usa para baixar aplicativos, com pagamento via cartão de crédito.