A start-up Agent IQ, que desenvolve chatbots para atendimento ao consumidor, anunciou nesta quinta-feira, 22, aporte de US$ 6,3 milhões em rodada de série A. O aporte foi liderado pela Sierra Ventures com participações da CRCM e Rubicon Ventures. O financiamento será usado para expandir a equipe e dimensionar sua plataforma líder de suporte ao cliente, alimentada por inteligência artificial, usada por empresas como Nike, Airbnb, Gillete, entre outras. Tim Guleri da Sierra Ventures também se juntará ao Conselho do Agente IQ. Com os investimentos de hoje, a empresa tem uma arrecadação de US $ 8,5 milhões ao todo.
A start-up propõe uma diferente abordagem para o atendimento ao cliente via chatbots, com um toque humano forte à frente da máquina. Para o CEO e fundador Craig Davis “bots only” (ou somente bots, na tradução para o português) está morto, como afirmou para o site Web Wire. Sua proposta é transformar o atendente em um “superagente” por meio de uma plataforma conversacional alimentada por AI. A ideia é que os agentes humanos não precisem mais lidar com solicitações mundanas – como, por exemplo, reserva de bilhetes de avião, produtos de retorno. Em vez disso, esses “superagentes” habilitados podem deixar consultas simples para a AI do agente IQ e assumir pedidos mais complexos e resolver 15x mais interações de clientes diariamente, sempre se baseando em conversas anteriores, já que a plataforma AI é alimentada constantemente.
A empresa propõe uma solução de omnichannel para permitir que os agentes interajam em canais como webchat, social, e-mail e voz com os clientes. Esta abordagem omnichannel facilita a comunicação entre as equipes e o compartilhamento de conhecimento em face do número de redes e ferramentas sociais que mudam rapidamente.
A start-up
Atualmente, a empresa possui 20 funcionários e 14 clientes. De acordo com a reportagem do site Tech Crunch, Craig Davis afirmou que seus clientes pagam pelo menos US$ 500 mil por ano pelos serviços de chatbots especial da Agent IQ. Ele diz que a empresa planeja expandir o lado das vendas e construir equipes de sucesso de clientes usando os novos fundos.