76% dos consumidores móveis do Brasil preferem fazer o download de app de empresa ou marca conhecida. O percentual é superior à média global, que é de 71%. Os dados são de uma pesquisa da Opinium – encomendada pela adquirente Worldpay – que ouviu 16 mil consumidores de 10 países que fizeram compras por smartphones nos últimos três meses, sendo 1,5 mil brasileiros.

O estudo foi apresentado para a imprensa pelo gerente geral da Worldpay na América Latina, Juan Pablo D’Antiochia, nesta segunda-feira, 5. O executivo defendeu que o relatório apresentado serve como base para varejistas criarem uma relação e entenderem seus consumidores.

O documento mostra outro dado importante, 78% dos mobile shoppers do Brasil preferem fazer compras em apps do que em sites móveis, 7 pontos percentuaisa menos em relação aos outros países da pesquisa – Estados Unidos, Reino Unido, China, Japão, Rússia, Coreia do Sul, Austrália, Índia, Alemanha.

Biometria e omnichannel

Outro trecho do documento se refere à biometria. Nele, 63% dos consumidores móveis brasileiros disseram que estão mais confortáveis em fornecer impressões digitais ou reconhecimento facial, ante 50% da média mundial. Algo que o gerente da Worldpay afirmou que acontece por conta do interesse do brasileiro em experimentar novas tecnologias.

A Opinium revelou ainda que 56% dos consumidores no Brasil estão mais propensos a comprar pelo smartphone após receber uma notificação personalizada de uma loja próxima, enquanto a média no resto do mundo é de 35%. E 53% dos brasileiros pagariam mais caro por um produto ou serviço se a experiência de pagamento fosse melhor, enquanto a média dos outros países é de 41%.

“As empresas precisam construir confiança no processo mobile. O consumidor brasileiro quer transacionar mais com o dispositivo móvel, isto não é privilégio de um canal. Além disso, o consumidor precisa acertar o fluxo transacional do consumidor e dar confiança, seja na compra ou na experiência do app”, completou D’Antiochia, da Worldpay.

Igualdade entre chineses e brasileiros

Vale destacar ainda dados comparando os países. O estudo descobriu que chineses e brasileiros estão mais propensos a pagar mais por conteúdo digital, ao contrário dos consumidores no Reino Unido, Japão, EUA, Austrália e Alemanha. Brasil e China também lideram em números de aplicativos de m-commerce instalados nos smartphones: 3,5 em média. Britânicos (2,3) e japonesas (1,9) são aqueles com menos apps.

Para o executivo da adquirente norte-americana, os dois dados mostram o potencial de Brasil e China com compras recorrentes e sistemas de SaaS e PaaS. Por outro lado, ele acredita que as duas nações são mais infiéis que os consumidores de outros países, pois trocam de app caso algum não atenda suas expectativas.

 

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