A Maurício de Sousa Produções está investindo em mobilidade e tem planos ambiciosos para dar nova cara a suas tradicionais séries de revistas em quadrinhos. Somente para 2012, até dez novos aplicativos para tablets e smartphones são planejados.

“Pretendemos transformar todo conteúdo gerado pela empresa para plataforma digital. É uma oportunidade que não podemos deixar passar. A Maurício de Sousa Produções é uma fábrica de conteúdo. E com as tecnologias e recursos podemos disponibilizá-lo mundialmente de uma forma interativa e gostosa”, diz Marcos Saraiva, gerente do departamento digital da Mauricio de Sousa Produções.

A empresa lançou recentemente o aplicativo “Turma do Penadinho” na App Store e uma outra versão do aplicativo para Android  na loja da Samsung. Nos dois há uma apresentação dos personagens da Turma da Mônica, além de vídeos e um livro digital do primeiro episódio da série. Em 2012, a previsão é de que sejam lançados entre 5 e 10 aplicativos para smartphones e tablets.

"Acabamos de lançar também o aplicativo ‘Quero ser Turma da Mônica’ para gadgets da Apple”, diz Saraiva. “É um aplicativo que realiza um sonho de muitos fãs: criar avatares inspirados no traço usado nos personagens do Mauricio de Sousa. O programa oferece várias opções de cabelos, roupas, acessórios e até gadgets para deixar o personagem realmente com as características de cada um”, disse. Depois de o usuário criar seu personagem avatar, é possível compartilhar no Facebook, Orkut e Twitter. O aplicativo, que está disponível gratuitamente na App Store, tem versões em inglês e português, e é compatível com iPhone, iPod touch e iPad.

Por se tratar de um setor novo, a empresa está analisando os números dos primeiros lançamentos e avaliando as perspectivas de investimento e receitas em mobilidade. Os primeiros números são positivos: segundo Saraiva, em menos de um mês, o aplicativo ‘Quero ser Turma da Mônica’ teve mais de 100 mil downloads, com mais de 1 milhão de avatares criados.

“Essa é uma área de investimento que está sendo avaliada. Tudo vai depender desses primeiros produtos para formatarmos o mercado com as informações sobre a reação do público interativo”, disse Saraiva.

A Maurício de Sousa vê o novo nicho como sendo complementar ao tradicional mercado de publicações impressas. Para o gerente, há grandes possibilidades de convergência entre os universos físico e digital. “A maior diferença é o nível de interatividade. Porém, são produtos complementares, Todos os produtos que se tornarem digitais terão alguma ligação com o físico para que a experiência fique mais rica. A tendência mundial é que tudo se torne digital, e não podemos ficar fora dessa realidade”, disse.

Até o momento, a empresa trabalha com aplicativos para as plataformas iOS, Android e Windows Phone. Os próximos lançamentos devem ser disponibilizados pelo menos para esses três sistemas operacionais.

 

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