Antes de começarmos a falar sobre tudo o que o Pixlr-o-Matic é, convém falarmos antes o que ele não é: uma rede social de compartilhamento de fotos. Aos maníacos por Instagram, portanto, fica logo o aviso de que aqui não é possível adicionar amigos, ganhar fãs ou comentários. Essa, contudo, é uma das vantagens desse aplicativo, um legítimo editor de fotos que, ao focar todas as suas funcionalidades em uma infinidade de opções gráficas, proporciona ao usuário o complemento ideal para as tão populares redes sociais.
Disponível para Android e iOS, o Pixlr-o-Matic é um app que entrega o que promete. Entre as opções não-profissionais que já experimentei, é sem dúvida a que oferece maior número de filtros, molduras e efeitos de luz. A interface não é muito diferente de congêneres como o Streamzoo: o usuário pode escolher entre tirar fotos com a câmera do smartphone ou utilizar as já arquivadas, e a partir daí abre-se um quadro de edição, com a possibilidade de inserção de uma série de efeitos.
Um ponto negativo é a impossibilidade de mexer em detalhes como o contraste e o brilho das fotos, como, por exemplo, é possível fazer no Streamzoo. Em compensação, o app é incomparável no quesito variedade de opções: além das que já vêm embarcadas na instalação do programa, é possível ao usuário acrescentar (gratuitamente) mais uma série de “pacotes” com novos filtros e efeitos de luz.
Mas o que fazer com as fotos?”, pergunta-se o leitor. Compartilhar, oras. O programa não exclui ou impede a postagem das imagens, muito pelo contrário: a integração com Instagram, Twitter, Facebook e demais redes sociais é simples e, ao menos aqui, funcionou perfeitamente. Na dúvida entre o Pixlr-o-Matic e o Instagram, portanto, náo tenha dúvida: escolha os dois.