As remessas mundiais de tablets alcançaram 27 milhões de unidades no último trimestre de 2011, alta de 150% em relação a igual período do ano anterior. Apesar do domínio absoluto do iPad, da Apple, equipado com o sistema operacional iOS, que detém 57,6% de participação de mercado, o destaque ficou para os tablets que utilizam o Android, do Google, de acordo com dados da Strategy Analytics.
O sistema operacional do Google ganhou dez pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano anterior e atingiu 39,1% de participação de mercado, ficando na vice-liderança. Foram 10,5 milhões de tablets equipados com o Android embarcados de outubro a dezembro do ano passado. Quase que na proporção inversa, a Apple perdeu 10,6 pontos percentuais, indicando uma perda de espaço para equipamentos concorrentes. Mesmo assim, foram 15,4 milhões de iPads embarcados.
Em terceiro lugar, com participação irrisória, ficaram os produtos com o sistema operacional da Microsoft, com 1,5% de market share e 400 mil unidades embarcadas. A gigante do software deve obter maior presença no mercado de tablets a partir do lançamento do Windows 8, sistema operacional desenvolvido especialmente para estes dispositivos, previsto para este ano.