Lançada em agosto de 2010, a estratégia “Internet para todos”, que culminou com o lançamento do Infinity Web (primeiro plano pré-pago do Brasil de acesso à Internet móvel) parece ter se mostrado acertada, segundo os números apresentados no balanço da TIM nesta quinta-feira, 16.
De lá para cá, foram conquistados 2,7 milhões de clientes, que acessam à Internet de maneira pré-paga, pagando R$ 0,50 por dia de uso. “Foi um produto revolucionário e hoje, somando o Infinity Web e o Liberty Web, mais de 17 milhões de brasileiros acessa à Internet todos os dias por meio da rede da TIM”, comemorou Roger Sole, diretor de marketing da operadora.
Com isso, o crescimento da receita bruta de dados foi de 49% e, no ano, de 41,3%, encerrando o período em R$ 3,17 bilhões. Esse desempenho também foi possível graças ao aumento da penetração de smartphones na base de usuários, que passou de 10% para 27% entre 2010 e 2011. No ano passado, a operadora comercializou 11,7 milhões de aparelhos, mantendo uma média de quase 70% de smartphones e webphones nas vendas dos dois últimos trimestres do ano passado.
A cobertura 3G também cresceu para 488 municípios ao término de 2011, 67% a mais que em 2010. Em janeiro, já são 502 cidades.
SMS/MMS
A TIM também lançou um produto de envio de mensagens de texto e multimídia, no mesmo modelo pré-pago. Por R$ 0,50 ao dia o usuário pode enviar, de forma ilimitada, torpedos para qualquer operadora. Com isso, o volume de mensagens enviadas pelos usuários pré-pagos aumentou 13 vezes entre janeiro e outubro de 2011.
No pós-pago também foram criadas ofertas e pacotes com redução de até 90% no preço do SMS avulso em alguns casos.