A desenvolvedora brasileira Uppna lançou o "MallGuide.Me", um aplicativo para smartphones que serve como guia de bolso para shopping centers, ajudando os usuários a localizarem suas lojas preferidas e dando acesso a promoções exclusivas, além de oferecer os mapas dos shoppings e ajudar a localizar o carro no estacionamento.
O serviço está disponível em versão beta, para testes e ajustes, desde janeiro, mas esta semana começa a ser divulgado para o grande público. Até o momento, o app conta com 600 usuários, mas a previsão é de que ao fim de março este número esteja entre 5 e 10 mil. A empresa trabalha com a meta de chegar a 200 mil usuários até o fim de 2012. Inicialmente, o MallGuide.Me foi lançado apenas na plataforma iOS, mas até o fim de março deve ganhar uma versão para Android. O download é gratuito.
A receita da empresa provém basicamente de duas fontes: os shoppings e as lojas cadastradas. As lojas podem entrar no portal web da Uppna e se cadastrar para fazer parte do programa, passando a pagar um valor fixo por cada oferta que insere no app e um valor adicional para cada clique registrado. Há ainda um outro pacote de assinatura, em que, por uma taxa extra, o lojista tem acesso a estatísticas de cliques, perfil dos consumidores, as ofertas mais acessadas, etc.
Já os shoppings podem, mediante o pagamento de uma mensalidade à empresa, ter acesso a relatorios do sistema, como as áreas mais visitadas, o perfil do público cliente, os horários de maior visitação, entre outras funcionalidades.
Por enquanto, o serviço está disponível somente na capital paulista e em algumas cidades do interior de São Paulo, mas a partir da semana que vem chegará a Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Porto Alegre. O foco inicial é o de shoppings “classe A”, mas a tendência é que o serviço se expanda até abranger todos os maiores shoppings do País. A meta da empresa é cobrir 430 shoppings nas principais cidades brasileiras até o fim de 2012.