O mercado recebeu com otimismo o lançamento do novo iPad da Apple. Especialistas consultados por Mobile Time foram unânimes ao afirmar que, embora sem novidades para além daquelas já esperadas pelos analistas, o novo dispositivo deve consolidar a empresa na liderança do mercado mundial de tablets.

Para Luciano Crippa, analista da empresa de consultoria e pesquisa IDC Brasil, o lançamento atendeu às expectativas do mercado. “Foi bem dentro do que os analistas previam, incluindo a IDC. Veio com 4G LTE, resolução de tela maior, câmera e vídeo em HD”, disse ele, para quem o produto tem o potencial de mudar o enfoque existente até então no uso de tablets. “O anúncio de hoje faz prever uma mudança na forma de uso do dispositivo. Até então, era muito consumo e pouca criação. Nesse novo iPad, parece haver mais ênfase em prover ao usuário possibilidades de inovar e criar dentro do aparelho. Exemplos disso são a adaptação para tablet de softwares como o iPhoto e o Sketchbook da Adobe. Isso torna o produto mais atraente para o segmento doméstico”, diz.  A opinião que vai em linha com o que disse o CEO da Apple, Tim Cook, durante o lançamento: trata-se de uma “nova era pós-PC”.

“De 1985 até o início dos anos 90, vivíamos a era do mainframe. Dos anos 90 até 2011, vivemos a era do PC. Agora estamos entrando na era da mobilidade. O PC não vai deixar de existir, mas a tendência é que deixe de ser o centro das atenções. Produtos como o novo iPad, que congregam inúmeras tecnologias em um único dispositivo de alta performance, mais leve e portátil, fazem prever que muitos usuários deixarão de precisar de um notebook para o seu dia a dia”, disse.

As novas funcionalidades do iPad também foram comentadas por Michael Gartenberg, diretor de pesquisa da Gartner Internacional, que recebeu o novo lançamento com entusiasmo. “É uma grande evolução em um produto revolucionário”, disse Michael. “Não tanto pelos novos dispositivos de hardware, mas pela interface, por tudo o que ele permite fazer, com mais qualidade, em tantos campos diferentes. O novo iPhoto, o Sketchbook (aplicativo de desenho), a integração com o iCloud: é um sem número de experiências à disposição do usuário”, disse.

Quanto à performance de Tim Cook, em seu primeiro grande evento como CEO da Apple, após a morte de Steve Jobs, o analista do Gartner também teve uma boa impressão. “Ele foi muito bem. A prova disso é que ninguém está falando sobre ‘Tim Cook’ agora, todos só falam do novo iPad”, disse.

Os analistas também parecem concordar que o produto tem potencial para manter a Apple na dianteira do mercado de tablets, especialmente na competição com sua principal rival, a Samsung. Van Baker, vice-presidente de pesquisa da Gartner, vê o lançamento de hoje como sendo a consolidação dessa tendência. “A Apple está milhas à frente de qualquer outra fabricante no mercado de tablets, e o lançamento de hoje mostra que deve continuar assim. A principal diferença que eu apontaria não é nem somente o hardware, mas a impressionante quantidade de aplicativos de alta qualidade disponíveis especificamente para o iPad. O Android ainda não conseguiu se equiparar a isso, nem em quantidade nem em qualidade”, disse.

Crippa também concorda que a Apple deva se manter com os atuais 60% de participação no mercado mundial de tablets, embora veja uma clara diferenciação nas estratégias adotadas por cada fabricante. “A Samsung vem apostando na diversificação do seu portfólio, enquanto a Apple aposta na consolidação de um modelo já conhecido. O novo iPad nao é ‘groundbreaking’, nao é um produto revolucionário. Tem features melhoradas, mas que  já eram esperadas”, disse.

 

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