O Lumia 900, novo smartphone da Nokia, será vendido no mercado norte-americano a US$ 100 pela operadora AT&T. O aparelho, que atua com o sistema Windows Phone, chegará às lojas a partir do dia 8 de abril. Trata-se de um esforço conjunto da fabricante finlandesa, que deseja bater a RIM (fabricante do Blackberry) como terceira maior fabricante de smartphones, e da Microsoft, para tentar penetrar em um mercado que se afigura oligopolizado por Google (Android) e Apple (iOS).
Análise
O lançamento chega após a baixa perfomance comercial do Lumia 800, a qual, em grande parte, foi atribuída a seu elevado preço de US$ 900. Com o Lumia 900, a fabricante finlandesa busca agora reverter esse quadro: o preço de US$ 100 é considerado irrisório em vista das features do aparelho, que conta com tecnologia 4G LTE, tela de 4,3 polegadas com tecnologia Amoled e uma câmera de 8 megapixels.
Pelo lado da Microsoft, é uma aposta para fazer com que seu Windows Phone roube ao menos parte do market share de iOS e Android, no que não teve sucesso até o momento. Em março, o Windows Phone tinha apenas de 2% do mercado norte-americano. Com o lançamento do Nokia Lumia 900, a Microsoft espera finalmente fazer o Windows Phone deslanchar na preferência dos consumidores dos EUA.
Não há previsão para chegada do Lumia 900 no Brasil. Os dois primeiros modelos da família lançados no Brasil são o Lumia 710 e Lumia 800, disponíveis nas prateleiras nacionais desde a última quinta-feira, 22.