A vida dos desenvolvedores de aplicativos móveis está cada vez mais difícil. Com a crescente competição nesse mercado e o aumento rápido dos catálogos das lojas de aplicativos, está cada vez mais complicado se destacar e atingir grandes volumes de downloads. A partir de um levantamento feito com mais de 100 mil títulos, a Inneractive chegou à conclusão que entre abril e dezembro do ano passado as chances de um aplicativo atingir a marca de 50 mil downloads em seis meses de existência caíram de 4,35% para 0,52%. A principal razão é a própria concorrência dentro das lojas, cada vez mais acirrada.
Por outro lado, o levantamento identificou que, entre abril e dezembro do ano passado, aumentaram as chances de um app atingir em seis meses a marca de 500 downloads. Se em abril a probabilidade disso acontecer era de 12,83%, em dezembro subiu para 23,62%. Neste caso, a explicação estaria no aumento de usuários de smartphones.
Redes de apps
Uma das saídas para os desenvolvedores é criarem ou entrarem para redes de apps. Usando cross media entre os títulos, toda a rede cresce. Segundo a Inneractive, as chances de se conseguir 100 mil downloads em seis meses em uma rede com sete ou mais títulos era de 14,4% em abril de 2011. Em dezembro, baixou para 11,46%.
Tela Viva Móvel
A edição deste ano do Tela Viva Móvel terá um painel dedica especificamente a essa discussão: "Apps: o desafio de se diferenciar e chamar a atenção", marcado para acontecer no dia 16 de maio, entre 9h e 10h30, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Estão confirmadas as participações de Fábio Massuda, diretor da Mobjoy; Guilherme Schvartsman, CEO da Best, Cool and Fun Games; Gustavo Ziller, diretor da Aorta; e Luiz Menezes Jr, sócio-diretor da Ipanema Games. Para maiores informações acesse o site do evento.