A Playboy registra atualmente uma média de 100 mil acessos de conteúdos móveis por mês no Brasil. Esse volume representa um crescimento de 59% em um ano. Estão contabilizados vídeos de curta duração, fotos, jogos e wallpapers, a maioria vendidos através de portais WAP das operadoras móveis. Referência no mundo do entretenimento adulto, a Playboy vem atuando em mobilidade desde 2009. Além das parcerias com as operadoras, agora acaba de lançar web apps paras Android e iPhone.

A Playboy disponibiliza conteúdo em todas as operadoras de telefonia móvel, mas com materiais diferentes em cada uma. Há desde marcas conhecidas de seu portfólio de TV paga, como "Sexy Hot" e "For Man", até algumas especialmente desenvolvidas para o mercado online (“Maduras Safadas” e “Ninfetas Atrevidas”). Segundo o diretor da Playboy Brasil, Maurício Paletta, o "Sexy Hot" permanece na liderança de downloads entre os produtos da empresa, e acaba de ser incluído no "Ideias TV", da Claro. O aplicativo permite assistir à programação de diversos canais pelo celular via vídeo streaming. Nesse sistema o canal disponibiliza vídeos do canal adulto, de em média 20 minutos cada, com maior qualidade na imagem.

A empresa não adota um modelo de negócios único para o mercado mobile, tendo sido firmados contratos específicos para cada operadora. Mas, segundo Paletta, a prática mais corrente é trabalhar com percentuais em cima dos números apurados pelas operadoras. O segmento mobile repsonde por uma fatia inferior a 10% do faturamento total da empresa.

A nova aposta do grupo para aumentar esse share são os apps lançados para iOS e Android. Os softwares permitem aos assinantes dos sites da Playboy acessar, por meio de login e senha únicos, o conteúdo das publicações da empresa na privacidade de seus aparelhos móveis. Todo o material online da Playboy foi adaptado para o formato dos smartphones. Além de vídeos e fotos, os assinantes podem acessar ao restante do material produzido pelo grupo, como matérias, entrevistas e piadas. Os apps podem ser baixados gratuitamente pelos assinantes da Playboy no Google Play e na App Store.

ATUALIZAÇÃO: A nova aposta do grupo para aumentar esse share é o web aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Sexy Hot. Trata-se de um site otimizado para o uso em smartphones e tablets (Ipad, Iphone e Android 2.3 pra cima), que permite o acesso ao conteúdo do site Sexy Hot diretamente através da URL sem ter que fazer nenhum tipo de download.  O web aplicativo permite aos assinantes dos sites da Playboy acessar, por meio de login e senha únicos, o conteúdo das publicações da empresa na privacidade de seus aparelhos móveis. Todo o material online da Playboy foi adaptado para o formato dos smartphones.

Além de vídeos e fotos, os assinantes podem acessar ao restante do material produzido pelo grupo, como matérias, entrevistas e piadas.Além disso, o assinante do site Sexy Hot consegue acessar a versão móvel e vice versa. Esta foi uma maneira encontrada pela empresa para poder oferecer conteúdo adulto em smartphones, visto que as diretrizes do Google e da Apple não permitem a comercialização deste tipo de conteúdo.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!