A Mobjoy, desenvolvedora e publisher de games móveis brasileira, ultrapassou em março a marca de 11 milhões de downloads de seus jogos para iOS e Android. O volume foi atingido em menos de um ano de existência da empresa, criada a partir da junção de duas desenvolvedoras em meados de 2011. A meta é alcançar 30 milhões de downloads até dezembro.

A Mobjoy trabalha atualmente com um portfólio de sete jogos, dos quais quatro foram desenvolvidos internamente e três foram feitos por terceiros, mas publicados por ela. Todos são para iPhone e dois receberam versões para Android. O título de maior sucesso até agora é o Road Warrior, desenvolvido internamente pela Mobjoy, que acumula 5 milhões de downloads. Todos os games são gratuitos: a receita provem de vendas in-app.

A atuação da empresa se assemelha àquela de uma editora de livros. Ela seleciona projetos de games que julga interessantes e, em alguns casos, paga um adiantamento para o desenvolvedor, que depois é descontado da parte que lhe caberia na divisão da receita gerada pelo software. "Queremos ser parceiros dos desenvolvedores. Damos dicas sobre como rentabilizar melhor o jogo e gostamos de acompanhar os projetos desde o seu nascimento", explica Fábio Massuda, diretor da Mobjoy. "Somos bem seletivos. Não acredito que teremos mais de dez jogos de terceiros no portfólio ao fim do ano", acrescenta.

Marketing

A Mobjoy se encarrega do marketing para a promoção dos games. Além de anunciar todo lançamento dentro de seus próprios títulos, investe em adnetworks. Sua preferência é pelo modelo de publicidade em que paga pela quantidade de downloads gerados, e não por impressões ou cliques. "Por download é mais fácil de contabilizar e às vezes o custo efetivo é menor. Mas não basta escolher uma adnetwork qualquer. É preciso fazer bem o 'targeting' de público", explica.

A Mobjoy é um raro caso de publisher nacional de games móveis. Na App Store e no Android Market existe uma pequena quantidade de grandes publishers internacionais que concentram a maioria dos hits. Questionado se não teme a concorrência com os gigantes estrangeiros, Massuda lista alguns dos atrativos da Mobjoy para os desenvolvedores, como flexibilidade no contrato e maior agilidade na publicação, pois nos publishers internacionais os jogos aguardam em uma fila. "Como somos desenvolvedores também, não dependemos do negócio de publicação", esclarece.

Tela Viva Móvel

Massuda participará como debatedor do painel "Apps: o desafio de se diferenciar e chamar a atenção", durante a 11a edição do Tela Viva Móvel, evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Estão confirmadas para o mesmo painel as participações de Guilherme Schvartsman, CEO da Best, Cool and Fun Games; Gustavo Ziller; diretor da Aorta; e Luiz Menezes Jr, sócio-diretor da Ipanema Games. Para maiores informações acesse o site do evento.

 

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