A Nissan apresentou, no salão automobilístico de Nova Iorque, algumas iniciativas focadas na tecnologia da comunicação automotiva. Uma das inovações, apresentadas pelo CEO da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, é a oitava geração do sistema de conexão Nissan ConnectSM, que será lançada comercialmente em julho, no sedan Altima.
O produto proporcionará aos condutores e passageiros acesso aos serviços do Google como busca, navegação e rádio sem necessidade de assinatura de um pacote de dados. O sistema Bluetooth do telefone do ocupante fornecerá a conectividade com os dispositivos portados pelo usuário.
Outro sistema anunciado é o dual-display, presente no carro-conceito de emissões zero Infiniti LE. Desenvolvida com processador Intel Atom, a tela dupla estará disponível comercialmente a partir de 2013, e deve oferecer aos passageiros e condutores serviços de entretenimento e informação.
Segundo Ghosn, até 2020, a Nissan oferecerá aos clientes, auxiliada por tecnologias sem fio e baseadas em nuvem, maior segurança e grande variedade de novas vantagens, como sistema para prevenção de acidentes, tecnologias de condução de intervenção, reservas de recargas para veículos elétricos, e um leitor de música que se adapta ao humor do ouvinte.
A Nissan tem crescido significativamente nos últimos anos, e pretende atingir 5% de participação no mercado brasileiro até 2014. Para isso, a empresa deve lançar dez novos produtos no mercado brasileiro até 2016. A Nissan também anunciou a construção de uma nova fábrica no País, em Resende/RJ, prevista para entrar em operação em 2014 e com capacidade de produzir 200 mil carros por ano. O investimento é de R$ 2,6 bilhões e serão criados 2 mil postos de trabalho diretos.