Quem tem como tarefa acompanhar o desempenho de sites e páginas de Internet sabe que esta é uma atividade muitas vezes chata, dado o número de detalhes a serem observados, mas ao mesmo tempo viciante. E como todo vício, é bom que ele esteja sempre à mão. Por isso gosto de ter no celular alguns aplicativos  que fazem a leitura dos dados do Google Analytics, que é a plataforma de medição de audiência que usamos nos sites da Converge, entre eles o Mobile Time. Vou dar a minha impressão sobre quatro aplicativos que usam os APIs do Google Analytics para fazerem a leitura dos dados de audiência, mas a avaliação final será para o Analytics Pro, para iPhone, que é o mais completo e também o mais caro deles, e por isso merece o escrutínio.

Na plataforma Android instalei o Analytix Pro e o eAnalytics. O primeiro é pago, muito estiloso, todo cheio de cores, mas muito confuso. Até mesmo definir uma data para a pesquisa é complicado. Fuja.

Já o eAnalytics me parece, até aqui, a melhor opção para o Android, e é gratuito. Recursos simples, mas completos, permite acompanhar as principais informações de audiência de maneira rápida. Resolve o vício dos mais necessitados.

Na plataforma iOS, o melhor gratuito é o iSpy, sem dúvida, que tem excelentes gráficos e é relativamente simples de usar. Mas confesso que fico bastante cabreiro ao usar um aplicativo que coleta dados estratégicos sobre audiência dos sites que eu administro com um aplicativo que se chama iSpy. Spy por que? O que eles fazem com esses dados? O fato de ser um aplicativo gratuito só contribui por me deixar mais receoso de continuar usando.

Por isso instalei o AnalyticsPro, que tem praticamente todos os recursos da versão Web do Google Analytics, com gráficos de fácil visualização, sem excesso de grafismos, permite alterar rapidamente o período da pesquisa dos dados (por exemplo, consultar como foi o desempenho na última semana, mês, ano etc), dá a possibilidade de se obter a performance dentro de um mesmo dia e, principalmente, permite a exportação das pesquisas e dos dados para o formato PDF e texto, o que é muito conveniente para quem precisa distribuir informação. Este definitivamente não é um recurso que se encontra fácil em outros aplicativos, e por isso valoriza muito o AnalyticsPro. O único aspecto ruim do aplicativo é que ele não permite fazer comparações por período. Por exemplo, saber se em relação à semana anterior, ou ao mesmo período do ano passado, a audiência subiu ou caiu, coisa que outros aplicativos fazem e este, como um aplicativo pago, deveria ter. É o que faz ele perder pontos na minha avaliação.

Veredito final: vale a pena gastar com o AnalyticsPro, mas experimente outras opções gratuitas, como o iSpy (caso você não se incomode em ter algo com "espião" no nome acessando a sua conta do Google), para poder ter a comparação por períodos, caso esse seja um recurso importante para você.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!