As fraudes em compras feitas pela Internet custam ao Brasil cerca R$ 500 milhões ao ano, segundo levantamento da consultoria Cybersource. Foi pensando nisso que a Evolucard, uma start-up do ramo da segurança digital, desenvolveu um sistema de tokens para a garantia de compras online feitas via cartão de crédito. Com investimento inicial de R$ 1 milhão, a empresa trabalha com a expectativa de conseguir duas mil adesões de lojas até o fim do ano, e de mais 100 mil clientes consumidores. O sistema será lançado comercialmente no próximo dia 14.

O sistema de tokens da Evolucard objetiva proteger o consumidor dos dois maiores tipos de fraudes existentes atualmente no e-commerce: o roubo de senhas por vírus e malwares e o chamado “ataque da página falsa” (phishing), pelo qual o usuário é direcionado a um site falso idêntico ao real, no qual terá seus dados roubados.

Para prevenir esses ataques, o sistema da Evolucard conta com um sistema semelhante ao utilizado atualmente em transações bancárias. Ao fazer o pagamento via cartão de crédito, o cliente recebe em seu smartphone um SMS com os dados reais da compra. É somente após a confirmação do usuário que a compra será liberada. Isso evita, por exemplo, a compra em páginas falsas ou o uso da senha de cartão de crédito por terceiros. Uma outra feature do sistema de segurança da Evolucard é um token inteligente, com um número que tem que ser digitado a cada compra que for feita pelo indivíduo. A novidade é que esse token muda a cada transação: ou seja, mesmo se o computador está infectado por um vírus, o hacker não poderá utilizar a senha para fazer compras ilícitas, pois não terá acesso ao número do token, que muda o tempo todo.

O sistema de segurança em e-commerce da Evolucard está sendo negociado com bandeiras de cartão de crédito e com lojistas, que poderão adotá-lo como solução de segurança para compras. Em relação a outras soluções de segurança já existentes no mercado (como o Pagseguro), o diretor da empresa, Jean Luc Senac, cita, além do sistema de tokens via SMS, a rapidez na confirmação das compras: segundo o diretor, o sistema da Evolucard aprova imediatamente mais de 80% das compras, sem a necessidade de um período estendido de análise. Outra vantagem do sistema, segundo Senac, é o monitoramento das formas de envio de SMS: o sistema da empresa garante que 90% dos SMS cheguem aos smartphones dos clientes em menos de 10 segundos, tornando automático o processo de confirmação das compras.

Do ponto de vista do consumidor, o sistema não implica em gastos adicionais. Uma vez cadastrado gratuitamente no site da Evolucard, ele passa a estar apto para comprar pelo sistema em todas as lojas que o disponibilizarem.

Do ponto de vista do lojista, há dois modelos de negócios possíveis. Para as lojas pequenas, que hoje trabalham com sistemas de segurança no estilo Pagseguro, a empresa cobrará tarifas fixas mensais com valores semelhantes aos praticados atualmente no mercado. Já para grandes empresa, que trabalham com sistemas como o Cielo, a cobrança é de R$ 1 por transação efetuada.

No lançamento, o sistema abrangerá apenas 15 lojas. Já há, contudo, negociações em curso com grandes empresas varejistas e do ramo da aviação civil, e até o fim de 2012, a expectativa da empresa é de que sua carteira de clientes ultrapasse as duas mil lojas. Em relação ao número de usuários, espera-se que, até o fim do ano, entre 50 e 100 mil consumidores estejam fazendo uso regular do sistema.

 

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