Apesar de toda a euforia gerada com o Facebook, que já tem mais de 900 milhões de usuários e realizou com sucesso seu IPO na semana passada, uma pesquisa realizada pela consultoria Strand mostrou que, em média, menos de 2% das bases de clientes das operadoras de telefonia móvel “curtem” suas páginas na rede de relacionamentos.
Apesar de todo o dinheiro gasto em campanhas para promover suas marcas no Facebook, praticamente nenhuma operadora pesquisada conseguiu números maiores que 3% de sua base de assinantes curtindo suas homes na rede social. A única exceção foi a operadora norueguesa Telenor Norway, com 3,59%. Segundo a Strand, o alto resultado, relativamente aos obtidos pelas concorrentes, deve-se em grande parte ao fato de ser uma operadora dominante em um país altamente digitalizado, com alta penetração do Facebook, como é o caso da Noruega.
Gigantes da telefonia móvel americana, como Verizon, AT&T e Sprint, que gastam milhões em marketing no Facebook, não conseguiram taxas muito acima dos 2% de suas bases de assinantes.
Segundo a pesquisa, isso não significa que os investimentos no Facebook sejam inúteis: a presença em redes sociais como o Facebook e o Twitter ajudam a reduzir sensivelmente os custos de suporte e atendimento ao cliente. Mas isso ainda não se refletiu em aumento de vendas e penetração de mercado.
A consultoria afirma que as operadoras precisam reconsiderar seus investimentos em marketing, colocando o Facebook em perspectiva com outros canais de propaganda. A atenção recebida pelo Facebook ultimamente está acima do patamar das outras mídias digitais, mas os resultados apresentados não condizem com essa prioridade.