Para o brasileiro com telefone pré-pago, saber a operadora do número para o qual está discando é uma informação valiosa, haja vista que o preço das chamadas "on net" costuma ser bem inferior àquele cobrado para ligações a outras teles. Antigamente, era possível saber a operadora de uma linha celular pelo seu prefixo, mas isso acabou depois da portabilidade numérica. Para resolver o problema, o CPqD criou um app gratuito chamado "Liga+" que checa em tempo real a base de dados da portabilidade numérica e informa qual a operadora de determinado número.
O "Liga+" é simples e objetivo. Ao abrir o app pela primeira vez, o usuário é convidado a informar o DDD mais comum entre seus contatos. Isso não limita as buscas, mas as facilita, permitindo que sejam feitas sem informar o código de área dali em diante. A página principal do software consiste em um teclado virtual para digitação de um número telefônico e um botão para identificar sua operadora. O que mais impressiona é a velocidade da identificação, que tarda menos de um segundo. O resultado vem na forma do logotipo da operadora, ao lado do número. O usuário pode também acessar sua agenda de contatos do telefone e, clicando em "atualizar", acrescentar a informação da operadora de cada número. Pelo app também é possível realizar ligações, obviamente.
Pela simplicidade e rapidez, e considerando que similares anteriores eram mais complicados e ainda por cima exigiam contrapartidas dos usuários pela identificação da operadora, o Liga+ é um app que merece cinco estrelas. Em uma época que começam a surgir os primeiros modelos Android com entrada para dois SIMcards, ele vem bem a calhar.