As pesquisas na Internet realizadas através de dispositivos móveis no País aumentaram 30 vezes nos últimos dois anos, informa o Google. Uma das razões para isso é que o smartphone está se tornando uma ferramenta valiosa para o consumidor brasileiro. Segundo pesquisa divulgada pelo IAB, 80% dos 27 milhões de donos de smartphones no Brasil utilizam o aparelho para pesquisar preços de produtos e serviços.
De acordo com o estudo, 45% dos usuários de smartphones disseram que realizaram compras pelo desktop depois de uma busca móvel. E 30% compraram depois em lojas físicas.
Há também o costume de levar o celular consigo durante uma visita a uma loja com o objetivo deliberado de comparar os preços: 31% dos donos de smartphones brasileiros afirmaram ter esse hábito. "A pergunta não é mais 'por quê entrar em mobilidade', mas 'como entrar'", disse o presidente do IAB e do Google no Brasil, Fábio Coelho.
A mesma pesquisa investigou outros hábitos de uso dos smartphones no Brasil, como, por exemplo, os locais onde o aparelho é utilizado. 96% disseram que acessam o smartphone em casa; 82%, no trabalho; 69%, em restaurantes; 66% em lojas; 64%, no trânsito; e 60%, no transporte público. Sobre as razões de uso, 86% disseram que usam para comunicação; 92%, para entretenimento; e 61%, para acesso a informações.
Vídeo
De acordo com a pesquisa, 75% dos donos de smartphones no Brasil veem vídeos no aparelho. E 21% disseram que veem pelo menos um vídeo por dia no terminal. Segundo Coelho, o YouTube no celular já é a segunda plataforma de vídeo mais popular do mundo, perdendo apenas para o YouTube na web tradicional. O executivo participou nesta terça-feira, 4, de evento organizado pelo IAB em São Paulo sobre mobilidade.