A penetração de smartphones segue crescendo a passos largos nos EUA, o que pode ser comprovado pelos números apresentados nesta terça-feira, 24, pela operadora AT&T em seu balanço do segundo trimestre. Ao final de junho, 61,9% dos usuários pós-pagos da tele (ou 43,1 milhões de pessoas) possuíam smartphones. Um ano antes, essa participação era de 49,9% (ou 34,1 milhões de assinantes). A companhia informa que a receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês) com smartphone é o dobro daquela dos demais. E o churn (taxa de cancelamento da assinatura) entre os assinantes com smartphones é "significativamente menor".
Entre abril e junho deste ano a AT&T registrou vendas de 5,1 milhões de smartphones. Nesse período, a companhia informa ter ativado em sua rede 3,7 milhões de iPhones, dos quais 22% eram novos assinantes da operadora. 77% das vendas de aparelhos para clientes pós-pagos nesse trimestre foram de smartphones. Outro dado interessante: mais de um terço dos assinantes pós-pagos da AT&T já têm aparelhos de quarta geração (4G).
A receita de dados móveis da AT&T no segundo trimestre cresceu em US$ 1 bilhão, ou 18,8%, em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando US$ 6,4 bilhões. Esse número inclui acesso à Internet, aplicações e mensagens de texto. Isso representa 39% da receita bruta da companhia com serviços móveis.
Análise
O mercado norte-americano é um bom parâmetro para medir o avanço de novas tecnologias da indústria móvel. Para se ter uma ideia, entre as operadoras brasileiras a participação de dados na receita é aproximadamente metade daquela registrada pela AT&T.