A AppsFlyer divulgou recentemente a nova edição do seu relatório que mede a performance das redes de publicidade móvel ao redor do mundo. De maneira geral, Facebook e Google, nesta ordem, continuam liderando em praticamente todos segmentos (jogos e não-jogos), sistemas operacionais (Android e iOS) e regiões do mundo. Mas o relatório trouxe uma novidade: um ranking por retenção. Neste caso, é verificado se o usuário que baixou um aplicativo de forma não-orgânica, ou seja, a partir de uma campanha publicitária, continuou acessando esse mesmo aplicativo 12 semanas depois da instalação. Trata-se de uma maneira de verificar a qualidade do usuário adquirido. Nesse critério, o ranking muda. Em jogos, as cinco redes com melhor retenção são: AppLovin, AdColony, Facebook, Apple Search Ads e Vungle. Entre apps que não são jogos, as cinco melhores redes são: Twitter, Facebook, Vungle, Google e Apple Search Ads.

Fraude

A AppsFlyer reporta também um crescimento de 5% no total de fraudes identificadas, em comparação com a edição anterior, seis meses antes. Do total de adnetworks analisadas, 45% registraram um aumento na quantidade de fraudes; 8% se mantiveram estáveis; e 47% tiveram uma redução.

Metodologia

Para esse relatório, a AppsFlyer analisou, entre julho e dezembro de 2017, 250 redes com no mínimo 20 mil instalações atribuídas cada uma; 6 mil aplicativos com pelo menos 2 mil instalações não-orgânicas cada um; 6,5 bilhões de instalações; e 15 bilhões de aberturas de aplicativos.

O Performance Index pode ser baixado aqui.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!