Entre outubro e dezembro de 2017 foram vendidos 1,2 milhão de tablets no Brasil. Isso representa 2% a menos do que no mesmo período de 2016. Quem apresenta os números é a IDC Brasil, que divulgou nesta quinta-feira, 22, o resultado da pesquisa IDC Brazil Tablets Tracker Q4/2017.
O mercado brasileiro de tablets fechou o ano em queda de 4,8% com um total de 3,79 milhões de unidades vendidas. O desempenho anima o varejo por indicar uma recuperação significativa se comparado aos números dos anos anteriores. Para se ter uma ideia, em 2015, as vendas registraram uma queda de 39% e, em 2016, de 32%.
O consumidor ainda prioriza os aparelhos com preço inferior a R$ 500. Em 2017, esses dispositivos abocanharam 72% do mercado. No entanto, houve um crescimento na faixa média de equipamentos entre R$ 500 e R$ 1 mil, com 20% das unidades vendidas no ano passado.
A receita teve queda de 9%, com R$ 1,88 bilhão em vendas durante 2017, contra R$ 2,08 bilhões em 2016. No entanto, somente no quarto trimestre, registrou-se a melhor receita do ano, com tíquete médio de R$ 524, 7% a mais do que no mesmo período em 2016, impulsionando, assim, um crescimento em receita de 4,7%.
A IDC acredita que, para 2018, as vendas continuem caindo, mas haverá um mix melhor de produtos e uma tendência à estabilização e ao equilíbrio entre oferta e demanda, com vendas chegando a 3,58 milhões de equipamentos e com retração de 5,6% em relação ao ano de 2017.