83% dos comerciantes que utilizam as máquinas de POS da SumUp são autônomos, sendo que apenas 17% têm funcionários. A conclusão é de uma pesquisa feita pela empresa de pagamentos, com sua base de clientes, em dezembro do ano passado.
O estudo revela ainda que 68% dos seus clientes consideram que estão dando seus primeiros passos, enquanto 32% acreditam que estão com seus negócios estabelecidos. “Essas pessoas estão começando a gerar renda. Mas muitos ainda estão se descobrindo”, disse Carlos Grieco, líder de marketing da SumUp Brasil.
Grieco ressaltou outro dado do estudo: 23% dos empreendedores não sabiam que podiam oferecer a seus clientes o pagamento com cartão até conhecerem a SumUp. O percentual que respondeu que sabia foi de 56%; e aqueles que sabiam mas não lembravam nenhuma marca foi de 21%.
Entre as principais razões para aceitar cartões como forma de pagamento, os comerciantes citaram “não perder vendas” (52%), “parcelar uma venda” (27%) e “evitar calote” (19%).
‘Otimismo’
Grieco, da SumUp, comentou que os empreendedores veem com bons olhos seus próprios negócios: 81% deles consideram-se otimistas com o futuro de seus empreendimentos em 2018; 11% acreditam que será igual a 2017; 6% não sabem; e apenas 2% estão pessimistas. O executivo de marketing falou que o nível de otimismo é parecido com a pesquisa feita em 2016, 79%. Ainda assim, ele vê como um ponto bastante interessante, uma vez que boa parte dos comerciantes estão dando seus primeiros passos.
A empresa
A SumUp atua no Brasil e em outros 31 países. Com receita global de US$ 100 milhões em 2017, registra mais de 100 mil transações todos os dias e 2 mil novos empreendedores passam a usar seu serviço diariamente no mundo. No Brasil, a SumUp cresceu 15 vezes nos últimos dois anos. Os dados sobre a quantidade de clientes não podem ser revelados pela empresa, pois está passando por uma rodada de funding.