A Cielo vem investindo em sua solução de pagamentos baseada no Android, a máquina de POS Lio. Agora em sua segunda versão, que chegou ao mercado no começo deste ano, a máquina de pagamento com o sistema operacional do Google já possui 80 aplicativos de parceiros e alguns casos interessantes de uso que foram apresentados nesta terça-feira, 3.
Eduardo Protta, gerente da Cielo Store, explicou que este movimento com parceiros acontece devido à abertura que a empresa de pagamentos fez. Hoje, a Cielo possui 8 APIs com 62 funcionalidades e foco em três vetores: e-commerce, fidelidade e a Cielo Store.
“A Lio está absorvendo uma parte do POS da Cielo, mas não posso revelar quanto. É uma grande aposta da Cielo para o futuro”, disse Protta, em conversa com o Mobile Time durante a Autocom 2018. “Para isso, estamos investindo mais forte em uma companhia mais aberta e vamos continuar neste sentido”.
Gasolina
Um dos apps é o da empresa goiana Cerrado Tecnologia, que atende a postos de gasolina. Estes reclamavam que uma perda de receita da ordem de 20% por causa de clientes que não querem sair do carro para fazer um pagamento, além de fraude e erros de cálculos por parte dos frentistas. Com o problema em seu ambiente, a Cerrado criou uma solução que liga a bomba ao ERP com o app Cerrado Pay (Cielo Store) que fica dentro da Lio. Dessa forma, o consumidor coloca o valor que pagou, escolhe a forma de pagamento, e, ao confirmar o ERP, registra quantos litros saiu daquela bomba. Trata-se de uma ferramenta que cria uma forma eficaz de administrar os postos, uma vez que a Lio está integrada como app de administração de postos, o Petromovel (iOS), também da Cerrado.
Como resultado, o Cerrado Pay funciona em 20 postos e realiza em média 80 mil transações por mês, explica o diretor técnico da Cerrado Tecnologia, Tasso Teixeira. A média mensal de transações é de R$ 5 milhões, sendo que o custo do serviço é um salário mínimo por posto (CNPJ) a cada mês. Por dia, a média diária de transações é de R$ 10 mil.
Varejo
Outro exemplo é a Rcky (Cielo Store), uma empresa que tem como foco uma solução para o varejo. Nela, um sistema de retaguarda faz a relação de seu app com a Lio. A Rcky distribuiu mais de 200 máquinas de pagamento com o OS e seu app apenas no mês de março. Na Cacau Show, a Rcky conseguiu aumentar em 60% as vendas da franquia de doces e cafés durante a Páscoa. Alexandre Nauheimer, consultor comercial da Rcky, explicou que facilidades da Lio, como leitor de QR Code e de código de barras, agilizaram as vendas.