A espanhola Doctoralia (Android, iOS) compartilhou com o Mobile Time os primeiros dados de sua operação no Brasil, que completa um ano no próximo mês. Ao final de abril de 2018, a companhia alcançou mais de 5 milhões de usuários mensais ativos no País, 150% mais que em seu país-sede, a Espanha, no mesmo período.
“Aumentamos muito o faturamento, a quantidade de funcionários em marketing e a presença em relações públicas no Brasil. Foi um crescimento muito forte, mesmo para o padrão europeu. Aqui, a receita foi maior que na Europa, passamos Espanha (nossa sede), e continuamos crescendo”, disse Carlos Lopes, gerente geral da empresa no Brasil, sem revelar números.
A Doctoralia é uma a plataforma de agendamento de consultas para pacientes, dicas de saúde e gestão de consultório médico. Seu modelo de negócios é baseado em administração de serviço para médicos, como agenda de consultas, construção de plataforma web e consultoria de visibilidade na web. Embora também tenha opção gratuita para os médicos.
Crescimento no Brasil
Lopes ressaltou que “há muito espaço para a ferramenta crescer na região”. Ele lembra de um aporte de 15 milhões de euros – quantia angariada em uma rodada de investimento um ano atrás – para apoiar sua operação na América Latina. “Estamos com 5 milhões de usuários mensais hoje, mas queremos chegar aos 70 milhões até o final de 2018. Eles frequentam a plataforma, leem dicas, mas não necessariamente marcam consultas. Estamos super satisfeitos com o mercado brasileiro, mas podemos melhorar e auxiliar ainda mais os médicos na gestão de seus consultórios, agendas e do mundo digital”, disse.
Outros dados de destaque são: a quantidade de consultas agendadas por mês é de 20 mil para Espanha e 50 mil para Brasil; os reviews mensais sobre os médicos da plataforma chegam a 5 mil no Brasil ante 3 mil na Espanha; e a quantidade de médicos brasileiros registrados na plataforma chega a 370 mil contra 93 mil espanhóis.
Na conversa, o gerente geral frisou o papel do mobile entre os usuários brasileiros do Doctoralia: “A importância do mobile para nós é imensa. 60% das consultas são agendadas pelo smartphone. Um dos nossos serviços, a construção da plataforma web (responsiva) para os médicos, é uma das mais usadas por eles”.
Próximas etapas
Para 2018, Carlos Lopes explicou que a Doctoralia tem planos ambiciosos. Com sede em Curitiba, a empresa quer abrir escritórios no Rio de Janeiro, em Salvador e em São Paulo. Pretende, também, aumentar seu quadro de funcionários de 107 para até 200 pessoas e adicionar novos serviços (campanha de marketing via SMS e e-mail) para os médicos assinantes do app, além de uma expansão para outros países, com foco na América Latina.
“Argentina, Chile e Colômbia e Portugal. Com esses mercados estamos fazendo o mesmo que fizemos no Brasil. Estamos contratando pessoas com espanhol fluente e adaptando os materiais. É uma questão de prioridade, o foco inicial é Brasil, mas entre quatro e cinco meses, vamos colocar mais esforços nesses mercados”, disse o gerente geral.