Com três meses de existência, o aplicativo UStart (Android, iOS) vem crescendo a uma média de 180 usuários por dia. Com 3 mil pessoas acessando diariamente o app atualmente, a plataforma opera como um canal para profissionais liberais e pequenas e médias empresas divulgarem oportunidades de negócios.

De acordo com Arthur Gonoretzky, CEO da UStart, a ideia da plataforma é que ela funcione no mercado “B2B2C”, ou seja, “negócios para negócios para clientes”. Em conversa com esta publicação, o empreendedor explicou que criou o app, dois anos atrás, com o intuito de cobrir uma lacuna que as empresas menores têm na era mobile: “As pessoas estão ficando mais tempo na Internet e no mobile. Com isso, as empresas têm o desafio de mostrar que elas existem e chamar a atenção do seu público. O único modo para se relacionarem, hoje, é investir em mídias sociais ou motores de busca”, comentou Gonoretzky.

Como funciona

O usuário instala o app, se cadastra, cria um perfil de pessoa ou empresa e, a partir daí, pode ofertar produtos, serviços ou procurar por qualquer publicação. Embora a busca possa ser feita por palavra-chave, o diferencial da UStart é a geolocalização. Com ela, um internauta pode definir qual serviço ou produto quer, em qual localidade ou distância.

As publicações aparecem em uma linha do tempo. A pessoa que acessa o app pode avaliar as publicações e compartilhar o conteúdo em mídias sociais (inclusive no WhatsApp), além de engajar-se em conversa com a pessoa que a publicou. Como parte do crescimento e da usabilidade, o CEO ressaltou que a cada três usuários, a plataforma ganha uma publicação.

Concorrência e modelo de negócios

Questionado sobre a concorrência, Gonoretzky disse que não concorre com outros apps que oferecem serviços. Ele explicou que a tecnologia do app foi desenvolvida para que qualquer pessoa divulgue oportunidades de negócios, não há barreiras para os usuários criarem postagens. Além disso, o seu modelo de negócio não cobra de usuários ou empresários. Inicialmente, a plataforma aposta apenas no modelo de banners patrocinados que aparecem dentro do app via DSPs. Contudo, não descarta criar uma opção com serviços premium no futuro.

Abrangência e futuro

O aplicativo tem versões em inglês, espanhol e português. Por ter morado nos EUA e ter começado a desenvolver o app lá, 3% dos usuários da plataforma são norte-americanos, os demais 97% são brasileiros. No entanto, o foco de suas ações de marketing digital está em campanhas para usuários do Facebook e do motor de busca do Google na cidade de São Paulo, via Facebook Ads e Google Adwords. Posteriormente, o executivo pretende expandir suas ações para o resto do estado paulista e outras unidades do País.

No futuro, o usuário poderá colocar vídeos na plataforma, mas ainda não há previsão de lançamento.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!