A Netflix e a Telefônica anunciaram uma parceria global. Ao longo das próximas semanas serão divulgadas uma série de iniciativas envolvendo as duas companhias em diferentes países, tanto na Europa quanto na América Latina. O acordo permitirá, entre outras coisas, a inclusão do aplicativo do Netflix nos set-top boxes da Telefônica; a cobrança da assinatura do Netflix pela fatura da Telefônica; e a adição do Netflix dentro de alguns planos de dados móveis para que não haja desconto da franquia de Internet móvel quando o assinante assistir a vídeos da empresa. No Brasil, o Netflix será integrado à plataforma de IPTV da Vivo TV ainda este ano.
O anúncio foi divulgado com um vídeo bem-humorado gravado pelos CEOs das duas empresas, publicado no Twitter: https://twitter.com/jmalvpal/status/999652671568187393.
Análise
Este não é o primeiro acordo da Netflix com uma grande operadora de telefonia móvel. Nos EUA, a T-Mobile oferece a navegação no Netflix como parte de seus planos de dados, por exemplo. É sabido também que há negociações similares com outras grandes operadoras nas Américas.
O acordo com a Telefônica vinha sendo costurado há cerca de dois anos. Faltava apenas acertar alguns detalhes de negócios. A parceria faz sentido para os dois lados. A Netflix ganha uma importante aliada para a distribuição de seu conteúdo na América Latina, onde há um grande público potencial que hoje não tem acesso ao serviço pela falta de um cartão de crédito. E a Telefônica ganha um diferencial competitivo de peso na área de conteúdo.