A Livelo está em fase final de desenvolvimento do seu chatbot de atendimento, cujo lançamento deve acontecer em junho. A solução vai funcionar com processamento de linguagem natural usando o Watson, da IBM. O bot terá como interfaces o app e o site web da Livelo, informa o CIO da empresa, Felipe Pontieri. Depois, deve ser levado também para o atendimento telefônico, usando a tecnologia de STT (speech to text) e TTS (text to speech) integrada à URA da empresa. Não há planos para o Facebook Messenger, mas a Livelo analisa com carinho a possibilidade de disponibilizar o bot no WhatsApp.
“Neste momento estamos carregando o robô com conhecimento. Temos dois desenvolvedores e dois linguistas trabalhando com os programadores nesse projeto”, relata Pontieri, em entrevista para Mobile Time.
O executivo relata que 80% dos chamados de atendimento na Livelo se concentram em cinco tipos de solicitações, todas elas passíveis de automação via chatbot. Dentre as solicitações mais comuns estão verificação de status do pedido, checagem de saldo e listagem dos últimos lançamentos. Mas o robô de conversação da Livelo não será apenas reativo. A ideia é que ele seja também ativo, fazendo vendas e apresentando promoções para os consumidores, diz Pontieri.
Mobile
Hoje 55% do tráfego da Livelo provêm de dispositivos móveis, através do site responsivo e do app. Um ano atrás era 40%, A expectativa é de o ambiente móvel represente 70% dentro de três anos.
Programas de fidelidade
A Livelo tem hoje 17 milhões de clientes, dos quais mais de 90% são correntistas do Banco do Brasil e do Bradesco, controladoras da empresa. Pontieri ressalta que a Livelo é aberta para consumidores de fora desses dois bancos, podendo gerar pontos para quem compra em determinados varejistas, por exemplo. Saraiva, Magazine Luiza, Submarino e Fast Shop são alguns dos sites de e-commerce que dão pontos para os participantes da Livelo. Se o cliente comprar nesses sites usando um cartão do Banco do Brasil ou do Bradesco, pontua duas vezes, aliás. Mas a compra tem que acontecer a partir de um direcionamento pelo site da Livelo.
“A Livelo é uma coalizão de programas de fidelidade. Um ecossistema em que o participante consegue alavancar a possibilidade de acumular e resgatar pontos de diversas maneiras”, descreve Pontieri.
Super Bots Experience
Os desafios para a implementação de chatbots no mercado brasileiro serão debatidos na quarta edição do Super Bots Experience, seminário organizado por Mobile Time e que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto no WTC, em São Paulo. Mais informações sobre a agenda e venda de ingressos estão disponíveis no site do evento www.botsexperience.com.br, ou através do telefone/WhatsApp 11-3138-4619 ou pelo email [email protected]