Enquanto os bancos brasileiros estão procurando um caminho para se tornarem bancos com plataformas abertas (open bankings), o alemão Deutsche Bank trabalha desde 2016 neste formato. Em conversa com Mobile Time, o gerente de inovação e líder do programa de APIs do banco, Joris Hensen, explicou como foi elaborado o projeto.

“A jornada para o Deutsche Bank se tornar um banco aberto começou três anos atrás (2015). Nós resolvemos nos tornar uma plataforma aberta, antes da regulação europeia”, disse Hensen. “Vimos uma oportunidade. Abrir o banco por meio de APIs acabou atraindo parceiros”.

O processo resultou no lançamento do Deutsche Bank Application Programming Interface (dbAPI), em novembro de 2016. Essa interface é a base técnica do programa de plataforma aberta. Inicialmente, o dbAPI foi aberto para 150 startups e 750 desenvolvedores através de um hackathon de três dias em Berlim. Na época, três empresas entraram no programa.

Hoje, o programa já possui oito companhias do segmento B2C que trabalham com as APIs do banco. Entre elas, Hensen enfatiza o trabalho da Finanzguru (Android, iOS), app que permite ao usuário gerenciar seus contratos e finanças com mais clareza. Por exemplo, é possível cancelar um serviço de streaming ou contrato com operadora direto pelo app, uma vez que ele está conectado as APIs do banco.

Além delas, grandes empresas como Daimler e Lufthansa também usam as APIs para o segmento B2B. Ao todo, 1,5 mil desenvolvedores estão cadastrados no dbAPI. A quantidade de produtos abertos são cinco, três informam dados em tempo real (dados de contas, consumidores e comprovante de idade) e outras duas de simulação (crédito e comprovante de renda).

Próximos passos

No entanto, Hensen ressaltou que o trabalho não para. Eles devem lançar em breve três novas APIs (notificação de transações, portfólio de investimentos e acesso às informações de cartão de crédito). Além disso, estavam procurando 100 novas startups para entrar no programa e que dialoguem com dbAPI.

“O mundo financeiro trabalha muito perto com dados. Por isso, estamos chamando outras empresas para trabalhar conosco no programa”, disse Hensen, ao citar uma busca por parceiros em varejo online, mobilidade, saúde e bem-estar, smart home, carros conectados e CRM. “Nós começamos trabalhando com empresas da Alemanha. Agora estamos focando em trazer companhias de toda Europa”.

No programa, as empresas têm acesso ao dbAPI – sem custos – por seis meses em uma base de 1 mil usuários, acesso ao hub tecnológico do Deutsche Bank, como o Innovation Lab e a Fábrica Digital. No site do programa, o banco afirma que o cadastro no programa de open banking é gratuito, mas pode cobrar taxas para o uso de dados ativos do dbAPI com provedores de terceiros por meio de um contrato separado.

 

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