O crescimento da base mundial de usuários do Facebook começa a desacelerar. No segundo trimestre deste ano, a quantidade de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) aumentou apenas 1,5% em comparação com o trimestre anterior, chegando a 2,2 bilhões. O crescimento vinha sendo superior a 3%, trimestre a trimestre.
A empresa também apresentou o mesmo cenário nos usuários ativos diários (DAUs). Com 1,47 bilhão de internautas acessando os serviços da marca todos os dias, o aumento foi de 1,44% quando comparado aos 1,45 bilhões do primeiro tri. Enquanto isso, o incremento anterior havia sido de 3,42%.
No comunicado à imprensa, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, disse que a comunidade e o negócio da empresa “continuam crescendo rapidamente”. E que a firma está comprometida em investir e manter as pessoas “seguras e protegidas”, além de continuar construindo novos modos que “ajude a conectar pessoas”.
Nota-se ainda que o impacto foi mais forte na Europa. O Facebook perdeu 3 milhões de DAUs e 1 milhão de MAUs europeus. O impacto pode ter relação com as novas políticas das empresas baseadas na lei de proteção de dados (GDPR) ou também pode ser o primeiro reverso do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica.
Porém, na comparação anual entre trimestres, o crescimento na base de usuários se manteve na casa dos dois dígitos. Em MAUs, o Facebook aumentou 11% ao passar de 2 bilhões para pouco 2,2 bilhões de usuários mensais. E, em DAUs, o crescimento da empresa também foi de 11% com 1,4 bilhão de usuários ante 1,3 bilhão um ano antes.
Finanças
Pelo lado das finanças, a receita da empresa no segundo trimestre de 2018 foi de US$ 13,2 bilhões, um aumento de 42% em comparação com os US$ 9,1 bilhões no mesmo período no ano passado. No relatório, a companhia revela que a maior parte dos seus ganhos (US$ 13 bilhões) vem da publicidade. E, dentro desse produto, 91% da receita é oriunda de publicidade móvel, sendo que era 87% um ano antes.
Em relação aos gastos, as despesas do Facebook subiram 50%, ao passar de US$ 5 bilhões para US$ 7,3 bilhões no índice ano a ano. Por outro lado, o lucro operacional aumentou de US$ 4,4 bilhões para US$ 5,8 bilhões, um incremento de 33%. Como resultado, o lucro líquido do Facebook no segundo trimestre de 2018 subiu 31%, de US$ 3,8 bilhões para US$ 5 bilhões.
Mesmo com o resultado alarmante no acesso dos usuários, a receita média global por usuário do Facebook cresceu 26%, de US$ 4,75 para US$ 6 na comparação ano a ano. Os usuários dos Estados Unidos e do Canadá continuam como o maior ARPU da empresa, com um aumento de 34%, sendo que a média passou de US$ 19,5 para US$ 26.