A Apple registrou receita de US$ 53,3 bilhões no segundo trimestre deste ano (o que para a empresa norte-americana trata-se do terceiro trimestre fiscal). O valor representa um aumento de 17% no faturamento se comparado com o mesmo período no ano passado.  As vendas de iPhones e de serviços foram os principais responsáveis por impulsionar os números acima das expectativas do mercado. Este é o quarto trimestre consecutivo de crescimento. As vendas internacionais responderam por 60% do total.

O lucro operacional antes de depreciação e amortização (EBTDA) totalizou US$ 13,29 bilhões, 17,42% de aumento ano a ano. Já o lucro líquido ficou em US$ 11,52 bilhões, 32% a mais se comparado com o mesmo período do ano anterior (US$ 8,72 bilhões).

iPhone

As vendas de iPhones representaram 56,15% do total da receita da Apple. A empresa vendeu neste período 41,3 milhões de iPhones, 1% acima se comparado com o mesmo período do ano passado. No entanto, a receita dos smartphones subiu 20% ano a ano, chegando a US$ 30 bilhões. “O mercado de smartphones é o melhor do mundo para se estar. Do nosso ponto de vista, é simplesmente gigantesco”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple.

A estratégia de levar ao mercado produtos de alta performance, porém caros, parece estar dando certo para a empresa, visto que o preço médio de um iPhone é de US$ 724 sendo que seu produto premium, o iPhone X, e o principal responsável pelos números, começa em US$ 999.

“Os smartphones se transformaram num repositório de todos os aspectos da vida de uma pessoa. Acreditamos que as pessoas que compram um produto da Apple compram também pelo seu ecossistema”, afirmou o CEO durante a conferência de apresentação dos números da companhia californiana.

Serviços

Outro ponto importante para se entender o balanço financeiro do segundo trimestre da Apple (terceiro trimestre fiscal da empresa) é a receita dos serviços: US$ 9,55 bilhões. Em serviços fazem parte a App Store, Apple Care, Apple Pay, iTunes, iCloud, licenciamentos e outros serviços.

O número representa um salto de 31% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando a Apple reportou receita de serviços de US $ 7,27 bilhões.  O crescimento é mais um passo para a empresa alcançar a meta estipulada por Cook em janeiro de 2017 de dobrar a receita dos serviços para mais de US$ 14 bilhões até 2020.

Vestíveis

A Apple também elogiou o crescimento da área de “Outros Produtos”, puxado pelo aumento de mais de 60% em wearables, incluindo os fones de ouvido Apple Watch, AirPods e Beats. A categoria total de “Outros Produtos” da empresa, que também inclui o HomePod, registrou um aumento de 37% na receita anual, totalizando US$ 3,74 bilhões.

Expectativas

Para o terceiro trimestre de 2018, ou quarto trimestre fiscal da empresa, a Apple estima receita entre US$ 60 bilhões e US$ 62 bilhões; margem bruta entre 38% e 38,5%; despesas operacionais entre US$ 8 bilhões e US $ 8,05 bilhões; outras receitas / (despesas) de US$ 300 milhões.

Competidores

Vale destacar que neste mesmo dia foram divulgados os balanços financeiros de dois concorrentes diretos da Apple no mercado de smartphones: Samsung e LG. Ambos registraram quedas da ordem de 20% na receita com dispositivos móveis, enquanto a Apple cresceu.

 

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