A Eventbrite (Android, iOS), plataforma de bilhetagem de eventos, registrou seu pedido de oferta inicial pública (IPO ou Initial Public Offering, em inglês) nesta quinta-feira, 23. O documento foi entregue ao órgão regulador dos Estados Unidos, a Securities and Exchange Comission (SEC), instituição com papel similar à brasileira CVM.
Em sua apresentação, a companhia informa que pretende utilizar o dinheiro angariado em sua abertura de capital para pagar dívidas e aumentar sua força de trabalho. Com a Bolsa de Nova Iorque (NYSE) escolhida para vender seus papéis, a Eventbrite definiu que o símbolo no pregão será “EB”,
A empresa revelou também os números de sua operação em 2017: foram 203 milhões de bilhetes emitidos, 3 milhões de eventos organizados na plataforma em mais de 170 países, receita líquida de US$ 201 milhões, um crescimento de 51% comparado com os US$ 135,5 milhões de 2016.
Chama a atenção que 54% da receita foi gerada através de criadores, as pessoas que fazem eventos por conta própria, sendo que mais de 700 mil criadores foram apoiados pela plataforma em 2017. Esse número demonstra o potencial de crescimento da solução entre os usuários que preferem preparar por conta própria seus eventos.
A Eventbrite ressalta ainda que, usando dados internos e do mercado, pode alcançar os 12 principais mercados do mundo, que representarão 1,1 bilhão de tíquetes vendidos, ou US$ 3,2 bilhões. Importante frisar que a quantidade de ações, valores e estimativas não foram informados.