A telefonia móvel foi o serviço de telecomunicações que registrou a maior redução de reclamações na Anatel em julho deste ano. Foram 18,4 mil reclamações a menos que no mesmo mês do ano passado, o que representa uma queda de 13,8% em 12 meses. A Anatel contabilizou ao todo 244,6 mil reclamações de usuários, uma redução de 36,5 mil queixas (-13%), sendo 243,3 mil reclamações contra os principais serviços de telecomunicação – telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.
Somente no mês de julho deste ano, a telefonia móvel pós-paga contabilizou 82,3 mil queixas, tendo como principal motivo a cobrança (47,7%), seguida por ofertas, bônus e promoções (10,1%) e qualidade e funcionamento (9,7%) dos serviços. Na modalidade pré-paga, foram contabilizadas 32,8 mil reclamações, tendo como principais motivos: créditos pré-pagos (38,5%); de ofertas, bônus e promoções (19,6%); e qualidade e funcionamento (13,9%).
Por operadora
Nos últimos 12 meses, houve aumento de 2,5% na quantidade de queixas em relação à TIM. No entanto, para as outras, houve redução em relação ao mesmo mês do ano passado. A Vivo teve diminuição de 10,7 mil reclamações (-32,9%) na telefonia móvel; seguida da Nextel (-51,1%); da Claro (-12,3%); e da Oi (-3,7%).
Outros serviços
A telefonia fixa registrou 55,2 mil reclamações, como cobrança (41,7%); qualidade e funcionamento (16,9%); e cancelamento (10,4%). O serviço de banda larga fixa registrou 40,6 mil reclamações, tendo como motivos principais: qualidade e funcionamento (41,1%); cobrança (26,5%); e instalação (8,0%). A TV por assinatura registrou em julho deste ano 32,3 mil queixas. No seu caso, os principais motivos foram cobrança (49,7%); ofertas, bônus e promoções (9,4%) e cancelamento (9,0%).