No começo deste ano, as vendas através de dispositivos móveis pela primeira vez superaram aquelas feitas em sites na web dentro da Nuvem Shop, plataforma utilizada por 22 mil empresas de comércio eletrônico na América Latina. Mais precisamente, o mobile agora responde por 55% do faturamento registrado pelos clientes da Nuvem Shop e a tendência é de que essa participação continue crescendo, informa Alejandro Vazquez, co-fundador e CCO da Nuvem Shop, em entrevista para Mobile Time. Em termos de tráfego, o mobile já ultrapassou a web há bastante tempo na Nuvem Shop. Hoje, 80% do tráfego provém de dispositivos móveis. Ao todo, a plataforma deve movimentar US$ 200 milhões este ano na América Latina, quase o dobro do ano passado.

“Neste ano e no ano que vem o mobile vai ser relevante para qualquer ramo. O desktop vai praticamente morrer, quase que literalmente”, prevê Vazquez. A popularização dos smartphones, o aumento do tamanho de suas telas e o barateamento da Internet móvel estão entre os fatores que alavancam o comércio móvel na América Latina, na opinião do executivo. “Outro fator é a experiência que o lojista oferece. Alguns anos atrás era caro ter uma experiência boa no celular. Precisava-se de um time de design, o que era difícil conseguir. Hoje oferecemos isso”, acrescenta.

O tíquete médio no celular, contudo, ainda é menor do que nas compras pela web. O executivo acredita que isso também mudará aos poucos, especialmente com o aumento do tamanho das telas dos smartphones. Ele entende que o consumidor prefere ver produtos mais caros em telas grandes.

O executivo reconhece, porém, que ainda é preciso melhorar o processo de checkout no smartphone. “Quanto menos passos, maior a conversão. Quanto menos dados precisar digitar, melhor”, recomenda. A Nuvem Shop está trabalhando para melhorar a experiência de checkout, automatizando parte dos processos, informa.

Sobre a discussão se é melhor apostar em apps ou sites responsivos, Vazquez entende que na maioria dos casos vale mais a pena vender através de um site pelo celular do que desenvolver um aplicativo nativo. As exceções seriam os marketplaces ou então varejistas que registram vendas recorrentes, como supermercados, que podem conquistar a fidelidade do consumidor. Por outro lado, Vazquez vê espaço para o crescimento dos apps instantâneos, com a tecnologia PWA, algo que a Nuvem Shop está estudando para oferecer em breve.

Teclado e chatbots

A Nuvem Shop segue desenvolvendo novas ferramentas para seus clientes. Uma das mais recentes é um teclado virtual para smartphone que facilita a venda do lojista quando está conversando com um cliente em um app de mensagens. O teclado facilita a geração de links para produtos específicos e para pagamentos. A novidade está sendo apresentada aos usuários da Nuvem Shop gradualmente.

Paralelamente, a empresa estuda o mercado de chatbots e conversa com alguns fornecedores para a oferta de uma solução para os usuários da Nuvem Shop. A expectativa é lançar algo até o final do ano.

MobiShop

Os desafios para o desenvolvimento do comércio móvel e dos pagamentos móveis serão discutidos no seminário MobiShop, organizado por Mobile Time, na próxima segunda-feira, 10, no WTC, em São Paulo, com palestras de executivos do Banco Central, Cielo, Dafiti, iFood, Ingresso.com, Farmácias App, Pontomobi, Samsung, Visa, Itaú, Worldpay, dentre outras empresas. Mais informações estão disponíveis no site www.mobishop.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected].

 

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